Resumo

Título do Artigo

A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE SOJA INFLUENCIADA PELA ROUNDTABLE ON RESPONSIBLE SOY ASSOCIATION (RTRS) NO CENTROOESTE BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Karoline dos Santos Rollon
-
2 - Gabrielly Martins dos Santos
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Escola de Administração e Negócios - ESAN Responsável pela submissão
3 - Thaís Perez Dias Cid
-
4 - Denise Barros de Azevedo
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Reumo

Há uma crescente preocupação dos stakeholders com as questões ambientais e de sustentabilidade nas organizações do agronegócio. Azevedo et al. (2012) argumentam que as influências geradas pelas preocupações ambientais de diversos stakeholders no mundo propiciaram várias ações positivas voltadas aos aspectos de sustentabilidade, nas áreas organizacionais, políticas, legislativas e civis.
É nesta lógica que esta pesquisa busca identificar a aplicabilidade dos princípios e critérios do padrão de certificação RTRS de soja responsável e se de fato, ele influencia a sustentabilidade da produção de soja na região Centro-Oeste brasileira.
Baseada principalmente em: conceitos de Roundtable on Responsible Soy Association, Sustentabilidade na produção de soja, Certificados socioambientais no Agronegócio, Certificação RTRS, Tipos de processos de Certificação e passo a passo para obtê-las.
Classifica-se como Estudo de Casos Múltiplos. Foi utilizada a modalidade de pesquisa qualitativa. O processo investigativo caracterizou-se como exploratório e descritivo. A seleção dos respondentes foi realizada por meio de amostra não-probabilística por conveniência. Foram selecionadas três propriedades rurais produtoras de soja. Para descrever como foi o processo de Certificação das fazendas estudadas, foi utilizado o Relatório de Resumo Público do Programa de Certificação RTRS do Grupo de produtores CRESOL-Estrada de Ferro. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo.
Para compreender o papel de cada stakeholder na organização em que participa, foram questionados quanto ao o que cada um desempenha, quais são as suas atribuições. Buscou-se verificar acerca da visão dos respondentes acerca da Sustentabilidade na produção de soja sob a ótica dos stakeholders, assim como, descrever o processo de certificação orientado pela RTRS nas propriedades rurais entrevistadas e o passo a passo do processo de Certificação descrito pelos stakeholders entrevistados.
Como resultados da pesquisa foi identificado que as principais motivações em obter a certificação RTRS pelos entrevistados são: agregar valor ao produto, preocupações com exportação, adequar-se às leis ambientais e trabalhistas e preservação do meio ambiente. Outras vantagens percebidas em obter a certificação RTRS são o retorno financeiro e a satisfação em estar com sua produção certificada. Diante do exposto, pode-se perceber que a RTRS contribui para a sustentabilidade na produção de soja no Centro-Oeste por meio de seus padrões e princípios a serem seguidos pelos produtores certificados.
AZEVEDO, D. B., CID, T. P. D., GREGÓRIO, L. S., & MALAFAIA, G. C. (2017). Caracterização das roundtables relacionadas ao agronegócio mundial e nacional por meio da abordagem diálogos entre stakeholders. http://icongresso.itarget.com.br/useradm/anais/?clt=ser.7&lng=P AZEVEDO, D. B. de, PEDROZO, E. Á., & MALAFAIA, G. C. (2012). Diálogos entre stakeholders: uma proposta para o agronegócio brasileiro. Revista Administração Em Diálogo, 14(2), 76–101. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=534654449005