Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DO GREEN HUMAN RESOURCE MANAGEMENT PARA A ECONOMIA CIRCULAR: LINK ENTRE AGENDAS DE PESQUISA E PROPOSTA DE AGENDA DE PESQUISA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - José Roberto de Oliveira Ramos
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Três Lagoas
2 - Adriano Alves Teixeira
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPTL - TRES LAGOAS MS
3 - Tiago Estrela da Cunha Moraes
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - FEB - Engenharia de Produção Responsável pela submissão
4 - Talita Borges Teixeira
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - Faculdade de Engenharia de Produção
5 - Rosane Aparecida Gomes Battistelle
- Universidade Estadual Paulista - Unesp

Reumo

O debate sobre os impactos ambientais cresceu amplamente (GELDERMAN; SEMEIJN; VLUGGEN, 2017). Consequentemente, alguns tópicos foram concebidos para amenizar os impactos causados pelo consumo desenfreado ( ZHU et al. 2008). Dada a conjuntura, temos a formulação dos conceitos de Economia Circular (EC) e de Green Human Resource Management (GHRM) (MAMPRA, 2013). Mensurada a importância das atividades que favorecem o desenvolvimento sustentável este estudo tem como objetivo expor a relevância mútua de GHRM para implementação da EC, apresentando os efeitos da associação dos campos de estudo.
Este estudo pretende apresentar uma visão simplificada das práticas de GHRM e EC, expondo suas similaridades. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo expor a relevância mútua de GHRM para com EC, apresentando os efeitos da associação dos campos de estudo, pois atualmente os temas de EC e GHRM são estudados separadamente, enquanto deveriam ser analisados juntos (JABBOUR et al., 2019).
Para que a implementação da EC ocorra de modo eficiente é necessária a utilização de capacitores, sendo eles incentivos internos à organização, treinamento e capacitação de todos os colaboradores da organização, relacionando as práticas de GHRM ao aumento de produtividade em uma produção circular (JABBOUR; SANTOS, 2008). Logo, a temática de GHRM ?é fundamental para a implementação da EC, sendo imprescindível, portanto, pesquisas que analisem ambos os campos de estudo conjuntamente.
A metodologia utilizada nessa pesquisa foi uma revisão de literatura na base de dados Scopus. Foram selecionados estudos mais recentes e mais citados que continham em seu título “circular economy” e/ou “green human resource management”.
Ao analisarmos a literatura acerca de EC e de GHRM pode-se compreender que as temáticas são estudadas separadamente, no entanto, o número de autores que defendem que os temas inter-relacionam-se está aumentando consideravelmente. Logo, ressalta-se a necessidade de pesquisas que explorem a sinergia entre esses dois campos de estudo, desta forma uma lacuna seria minimizada da literatura acadêmica além de permitir a difusão das práticas sustentáveis em mais organizações, consequentemente, ajudaria a sociedade e as gerações futuras.
Torna-se conclusivo ao analisarmos os dados a seguinte a seguinte agenda para pesquisas futuras: • Aconselha-se estudos que averiguam as barreiras de implementação de EC e como a GHRM pode contribuir para a minimização desses vieses. • São necessárias pesquisas que analisem quais práticas de EC possuem sinergias com quais práticas de GHRM. • Recomenda-se estudos acerca da sinergia entre EC, GHRM e outros fatores como ODS, stakeholders, lean manufacturing, green supply chain management.
Gelderman, C. J., Semeijn, J., & Vluggen, R. (2017). Development of sustainability in public sector procurement. Public Money & Management, 37(6), 435-442. \ Zhu, Q., Sarkis, J., Cordeiro, J. J., & Lai, K. H. (2008). Firm-level correlates of emergent green supply chain management practices in the Chinese context. Omega, 36(4), 577-591.\ Mampra, M. (2013, January). Green HRM: Does it help to build a competitive service sector? A study. In Proceedings of tenth AIMS International Conference on Management (Vol. 3, No. 8, pp. 1273-1281). \ Jabbour, C. J. C., Sarkis, J., de Sousa Jabbour, A. B. L.,