Resumo

Título do Artigo

CONCEITOS, BARREIRAS E FACILITADORES PARA A DIFUSÃO DA CONSTRUÇÃO COM TERRA NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Cleber Permagnani Perez
-
2 - Gustavo Orcilio Vaceli dos Santos
Universidade Nove de Julho - UNINOVE - UNINOVE Responsável pela submissão
3 - JOÃO ALEXANDRE PASCHOALIN FILHO
Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Uninove
4 - Luiz Henrique Gois
-

Reumo

A construção com terra no Brasil, assim como em diversas partes do mundo, tem raízes históricas, fortemente relacionadas ao processo de colonização e formação das primeiras cidades e suas respectivas sociedades. Entretanto, ao longo do processo de industrialização ocorrido sobretudo no século XX, este meio de construção foi substancialmente substituído por métodos considerados mais evoluídos, em larga escala
Considerando que o mercado da construção civil está em constante transformação, tendo em vista a importância da sustentabilidade nos tempos atuais e, também admitindo que o déficit habitacional no Brasil ainda se expressa com números muito altos, pode-se questionar a razão pela qual a construção baseada em elementos da natureza não é difundida e utilizada de maneira popular.
Para contribuir com o esclarecimento das suposições levantadas, este artigo se propõe a entrevistar profissionais que já atuam no mercado da construção em terra no Brasil, ou que tenham vivenciado algum tipo de incursão na matéria.
As entrevistas foram realizadas através de formulário de pesquisa online, disponibilizado a um público-alvo definido previamente, considerando relação relevante com o tema. A similaridade entre as pessoas baseou-se no seu vínculo com a Rede Terra Brasil ou com alguma atuação direta na construção com terra. A participação na pesquisa foi voluntária e espontânea, obtendo 29 participantes.
Foram construídos 3 corpus textuais, cada um relacionado ao grupo de respostas obtidas para cada pergunta da pesquisa, para análise individual pelo software Iramuteq, típica ferramenta para análise de conteúdo e lexicometria. Em um segundo momento, os 3 corpus foram incorporados a um único, para gerar as avaliações gerais, englobando a pesquisa integral. A seguir estão apresentadas as características avaliadas, considerando todas as etapas de análises realizadas.
A falta de disseminação sobre o tema dentro das universidades, poucas pesquisas e trabalho feito sem boas práticas é uma das barreiras da difusão da técnica. Porém, a qualidade do ambiente construído com terra, junto a preocupação com o meio ambiental, os profissionais acreditam ser uma tendência a construção com terra. Também é de extrema importância, os coletivos relacionado a construção com terra assim como o espaço de discussão da técnica em congressos universitários.
ABRAINC. Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, 2022. IPEA. Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada, 2022. MAURÍCIO, Cauê Cesar. 2017 NAGALLI, A. 2014