Resumo

Título do Artigo

A medição de desempenho nas instituições de ensino superior e os desafios de desenvolvimento sustentável
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Aline Duarte Moraes Castelo
Universidade de Coimbra - FEUC
2 - Carlos F. Gomes
Universidade de Coimbra - Faculdade de Economia Responsável pela submissão

Reumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) enfrentam atualmente grandes desafios para estimular ensino, pesquisa e extensão com o intuito de formar profissionais qualificados capazes de encontrar soluções para o atingimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU. Precisam também reter os melhores funcionários, docentes e pesquisadores, mantendo-os motivados para cumprirem todos os restantes objetivos das IES. Para este propósito, as IES necessitam de sistemas de medição e gestão de desempenho (SMGD) que monitorizem todos os recursos tangíveis e intangíveis.
Os indicadores de desempenho, como componentes principais do SMGD, têm um papel determinante na condução da estratégia das IES. Neste contexto, o objetivo desse artigo é avaliar a percepção dos gestores das IES relativamente aos indicadores de desempenho utilizados nos SMGD das IES, com o intuito de dar resposta às seguintes questões de pesquisa: - Quais as características dos diferentes indicadores de desempenho das IES? - Os indicadores com maior relevância são os mais utilizados pelas IES e estão relacionados com as dimensões do desenvolvimento sustentável?
O sucesso dos SMGD no Ensino Superior depende da gestão eficaz dos indicadores de desempenho, que devem ser desenvolvidos e implementados considerando o contexto estratégico e operacional em que as IES se encontram. Apoiam os resultados e controlam as ações que permitem comparações entre indivíduos, departamentos e universidades (Argento et al., 2020), podendo ajudar a IES a contribuir para os objetivos de desenvolvimento sustentável (Beynaghi et al., 2016).
Para a recolha de dados utilizamos um questionário que incluiu 118 indicadores, organizados em 15 dimensões, selecionados da literatura internacional relativa à medição e gestão de desempenho de IES. Foram questionados gestores das IES públicas e privadas e obtidas 28 respostas válidas, que contemplam todas as cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). A análise de dados foi operacionalizada mediante o programa estatístico SPSS. Foram executadas análise de clusters e análise de GAP.
Os resultados parecem indicar consistência entre frequência de uso, relevância percebida e disponibilidade da informação para a utilização dos indicadores de desempenho. Em virtude do cenário em que vivemos, onde a preocupação com o desenvolvimento sustentável é cada vez mais presente e o mundo cada vez mais globalizado, a subutilização dos indicadores da dimensão ambiental e da internacionalização exigirá maior atenção e ações dos gestores das IES.
Esta pesquisa aponta para a existência de uma forte consistência entre a utilização de indicadores e a disponibilidade de informação, que. Este comportamento poderá levar à utilização injustificada de indicadores sem relevância, aumentando a complexidade dos sistemas de medição e gestão de desempenho (SMGD) e diminuindo a eficácia no monitoramento de todas as dimensões do desempenho organizacional, em especial das dimensões relacionadas com o desenvolvimento sustentável das IES. Aponta ainda para necessidade de rever as práticas atuais desses sistemas nas IES, públicas e privadas do Brasil.
Argento, D., Dobija, D., & Grossi, G. (2020). The disillusion of calculative practices in academia. Qualitative Research in Accounting and Management, 17(1), 1–17. https://doi.org/10.1108/QRAM-12-2019-0130 Beynaghi, A., Trencher, G., Moztarzadeh, F., Mozafari, M., Maknoon, R., & Leal Filho, W. (2016). Future sustainability scenarios for universities: Moving beyond the United Nations Decade of Education for Sustainable Development. Journal of Cleaner Production, 112, 3464–3478. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2015.10.117