Resumo

Título do Artigo

Movimentos Sociais e Consumo Sustentável: Muito Além da Inquietação Social
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Eridinaide Machado Negromonte
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Administração

Reumo

Considerando as contribuições do terceiro setor perante o desenvolvimento da sociedade, destaca-se a relação existente entre os movimentos sociais e o consumo sustentável que emergem além das inquietações sociais. Para isso, este trabalho buscou realizar um estudo documental de caráter qualitativo acerca das ações atuais praticadas pelo IDEC e Greenpeace Brasil, a fim de verificar o panorama atual das ações realizadas por estas instituições e relacioná-las aos propósitos de promoção do consumo sustentável.
Por meio de uma integração socioambiental em direção ao consumo sustentável, objetiva-se analisar o panorama atual das ações realizadas por movimentos sociais que promovem iniciativas voltadas ao consumidor e ao consumo sustentável. Considerando elementos que vinculam as ações aos atores, investiga-se de que maneira as atividades executadas por organizações não governamentais influenciam práticas de promoção do consumo sustentável. Para isso, optou-se como unidades de análise as organizações da sociedade civil IDEC e Greenpeace Brasil e suas práticas de consumo em prol da sustentabilidade.
Os movimentos sociais como instituições articuladas aos projetos das sociedades, geram fontes de inovação e matrizes de saberes (Gohn,2014). Considerando as demandas sociais, os estudos demarcam análises de ações coletivas que importam por meio de estratégias e até de pressões governamentais (Gohn,2008). Registra-se uma integração de atividades e papéis envolvendo agentes, instituições e a construção de mecanismos que promovam diálogos sobre o sentimento dos atores referente às ações resultantes de práticas convencionais de produção e de consumo (Barber,2007; Baudrillard,1995; Bauman,2009).
Como unidades de análise escolheu-se as organizações da sociedade civil IDEC e Greenpeace Brasil e suas práticas de consumo em prol da sustentabilidade e em virtude da notoriedade e credibilidade nacional e internacional que ambas representam. Para isso, foi realizado um estudo teórico-documental nos sites oficiais e redes sociais do IDEC e Greenpeace Brasil, por meio de observação direta e não-participativa dos registros, buscando verificar quais ações estas organizações estão evidenciando na atualidade e relacioná-las aos propósitos de promoção do consumo sustentável.
O panorama das ações promovidas pelo IDEC e Greenpeace Brasil conecta-se pela trajetória da insustentabilidade que inquieta a sociedade moderna, incentivando a construção de estilos de vida em conformidade com a sustentabilidade (Barber,2007; Oliveira,2014; Oliveira et al.,2021). Formam-se mecanismos de promoção ao consumo sustentável por meio de ações coletivas e princípios que fundamentam práticas de consumo e indicadores verdes, associando atores (sociedade) aos argumentos (campanhas e incentivos) e aos elementos (ações atuais) que inserem iniciativas de caráter educativo e comportamental.
A sincronia de projetos fomentados IDEC e Greenpeace Brasil vão além da inquietação social, atuando por meio de ações de caráter educativo e comportamental, fomentam-se parcerias e iniciativas voltadas ao consumidor e ao consumo sustentável. Conectadas pela trajetória da insustentabilidade que inquieta a sociedade moderna, evidenciam-se conteúdos e ações que visam conciliar interesses socioambientais e minimizar diferenças consideradas insustentáveis, sendo estas ações essenciais para incentivar escolhas de consumo consciente em direção à promoção do consumo sustentável.
Barber, J. (2007). Mapping the movement to achieve sustainable production and consumption in North America. Journal of Cleaner Production. Baudrillard, J. (1995). A sociedade de consumo. São Paulo: Edições 70. Bauman, Z. (2009). Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar. Gohn, MdG (2014). A produção sobre movimentos sociais no Brasil no contexto da América Latina. Política & Sociedade. Gohn, MdG. (2008). O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. Oliveira, V.M. (2014, dezembro). Promoção do consumo sustentável no c