Resumo

Título do Artigo

USO DA MÚSICA NOS PROCESSOS PRODUTIVOS DAS ORGAIZAÇÕES RURAIS
Abrir Arquivo

Tema

Espiritualidade na Organizações

Autores

Nome
1 - Cristiano de Vargas Oliva
Unipampa | Universidade Federal do Pampa. - Campus Santana do Livramento-RS Responsável pela submissão
2 - Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão
Unipampa | Universidade Federal do Pampa. - Campus Santana do Livramento

Reumo

Tem-se observado nos últimos anos que as organizações, de forma incessante, buscam melhores patamares competitivos, não só em termos de país, mas acima de tudo, em termos globais. No entanto, é necessário destacar que não só as organizações urbanas foram afetadas por esse cenário de busca por maior competitividade, há que se inserir nesse contexto também as organizações rurais, visto que a produção de alimentos passou a ter caráter de escala global. Neste sentido, Nas organizações rurais, já é possível verificar-se, em alguns estudos, o uso da música na obtenção de resultados produtivos.
Neste contexto, a problemática da presente pesquisa recai no fato de o Brasil ser um dos grandes produtores mundiais em termos agropecuário, no entanto, esse ramo parece ser ainda muito carente de estratégias que o torne mais competitivo, ressaltando-se que tal visão está relacionada às organizações de diferentes portes. Essa visão mais aguçada sobre a gestão da organização rural pode levá-lo, enquanto produtor, a mercados distantes. A partir da problemática exposta, o objetivo do presente trabalho é identificar os resultados obtidos com o uso da música nas organizações rurais.
O fato de uma organização rural ser tratada como empresa é relativamente novo, e tratando-se de Brasil, a definição de propriedade rural como empresa rural é ainda mais recente como descreve Ulrich (2009) e Camara (2019). O uso da música é muito antigo na sociedade, tendo diferentes finalidades, sendo uma delas a sua aplicação em tratamentos comportamentais e pode estar atrelada a questões, inclusive, de filosofia de vida. Porém, no que tange às organizações a percepção que se tem é de que a aplicação da música em ambientes organizacionais é uma sequência do seu uso com objetivos terapêuticos.
Para tanto, foi utilizado como método o referencial bibliográfico, para através das fontes consultadas, identificar como a música pode proporcionar incrementos produtivos e potencializar uma produção e consumo responsável com adoção de técnicas alternativas no gerenciamento de uma propriedade. Foram consultados artigos, teses, dissertações e livros sobre o tema música e organizações. Foram extraídos nas plataformas Capes, Scielo, Scopus e Spell e selecionados a partir da relevância com o tema pesquisado de acordo com as palavras-chave: organizações rurais, processos produtivos e música.
De acordo com Gaston (1957) o tipo de música tem relação com o objetivo ao que se propõe. Nas organizações rurais, verifica-se basicamente o uso da música clássica nos processos produtivos em que existem ou não interação entre homem e animal, encontrando-se resultados em peixes, aves, suínos, equinos e bovinos de leite. Após a definição dos objetivos que se busca com a aplicação da música e com isso, a definição do tipo de música, a etapa seguinte é percebida como sendo as formas de utilização desta música nos sistemas produtivos.
Em animais é verificado desde os primeiros estudos até os mais contemporâneos, melhorias em comportamento e aprendizagem, principalmente quando usada a música clássica. Em animais de produção, além destes ganhos, verifica-se indicadores produtivos importantes, como aumento da produção leiteira. Outro fator interessante é que a aplicação da música em organizações rurais é verificada como sendo uma ferramenta de baixo custo de implantação. Neste sentido, evidencia-se uma maior facilidade no uso da ferramenta pois não necessita maiores investimentos em equipamentos e instalações.
CAMARA, Diego Kerber et al. Índice de gestão econômico-financeira de propriedades rurais: construção e validação de metodologia para aferição. 2019. GASTON, E. Thayer. Factors contributing to responses to music. In: Book of Proceedings. 1957. ULRICH, E. R. Contabilidade rural e perspectivas da gestão no agronegócio. Revista de Administração e Ciências Contábeis do IDEAU. v.4, n.9 - Julho - Dezembro 2009.