Resumo

Título do Artigo

ÍNDICE DE EVIDENCIAÇÃO DAS AÇÕES DIANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS (IEAMC) DAS EMPRESAS DO MERCADO ACIONÁRIO NO BRASIL.
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Juliano Almeida de Faria
Universidade Federal de Sergipe - Universidade Federal da Bahia
2 - Nícolas Andrade de Jesus Anjos
Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho Responsável pela submissão
3 - Alex Fabiano Bertollo Santana
- Campus Itabaiana
4 - JOÃO CARVALHO
- UFS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Reumo

O aquecimento global registrado no planeta nas últimas décadas afetam diretamente o ciclo produtivo empresarial em todos os âmbitos. Os stakeholders desejam conhecer como as empresas, são afetadas pelas mudanças climáticas. Em resposta, as empresas também têm elevado os investimentos em ações de mitigação/adaptação às mudanças climáticas bem como utilizado instrumentos de comunicação capazes de responder às demandas por transparência empresarial. Assim, a Teoria da Legitimidade apresenta explicações para a evidenciação contábil e ambiental e apresenta lacunas que fomentam pesquisas como esta.
Visando contribuir para fim de lacunas nos estudos no ambiente da evidenciação das ações diante das mudanças climáticas, faz-se necessário realizar pesquisas em consonância aos interesses dos stakeholders de modo a confirmar quais os fatores determinantes do processo de evidenciação que seja capaz de legitimar as práticas empresariais. O objetivo deste trabalho foi confirmar os fatores determinantes mais evidenciados nos relatórios anuais das empresas brasileiras do CDP e B3 capazes de contribuir para a sua legitimidade no mercado com relação a evidenciação das ações diante mudanças climáticas
O presente artigo tem como base a Teoria da Legitimidade, a qual possui um enfoque sociológico manifestado por meio da preocupação das empresas em referendar sua atuação na sociedade por meio do cumprimento e respeito aos princípios relativos ao meio ambiente, cidadania, costumes e do ordenamento jurídico de seu entorno. Isso ocorre por meio da execução e evidenciação de suas atividades econômicas, utilização de recursos humanos, materiais e do impacto ambiental, visando o fortalecimento de sua imagem institucional e redução das pressões sociais.
Foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quanti/qualitativa, utilizando 32 fatores determinantes propostos pelo IEAMC como referência de busca na pesquisa documental realizada nos relatórios (obrigatórios e voluntários) das empresas participantes. O Nvivo® é sistema de análise documental que disponibiliza ferramentas de análise textual proveniente de relatórios, neste caso, evidenciados. Este sistema viabilizou a organização e análise dos dados necessários para fazer a pesquisa e respectivo cálculo do IEAMC, Por fim, viabilizando o cumprimento do objetivo geral da pesquisa.
O resultado foi a construção do ranking IEAMC Brasil apresentando a empresa Grendene (Tecidos, Vestuários e Calçados) como destaque no período, seguida pela CSN (Siderurgia e Metalurgia) e a Gerdau (Siderurgia e Metalurgia) em terceiro lugar. Podendo ser observado maior volume de informação referente ao tema das mudanças climáticas no Relatório Socioambiental (Voluntário), seguido pelo Formulário de Referência e DFPs, confirmando a expectativa da Teoria da Legitimidade uma vez que a divulgação de informações voluntárias ao mercado constitui importante instrumento de legitimação.
Compreende-se que a continuidade de uma organização depende da capacidade de atuarem sintonia com as expectativas da sociedade, é de esperar que ela se esforce para que as suas atividades sejam aceitas e percebidas como legítimas. Os fatores determinantes confirmados neste estudo por meio da utilização do IEAMC também confirmam a expectativa da Teoria da Legitimidade uma vez que a divulgação de informações voluntárias ao mercado constitui importante instrumento de legitimação.
Suchman, M. C. (1995). Managing legitimacy: Strategic and institutional approaches. Academy of management review, 20(3),571-610. Faria, J. A., Andrade, J. C. S., & da Silva Gomes, S. M.(2020). Evidenciação das ações diante das mudanças climáticas nos Relatórios das empresas participantes do Carbon Disclosure Project (CDP) Brasil. Contabilidade Vista & Revista,31(2). Inagaki, C. H., Besen, F. G., BORTOLANZA, J., & de Almeida, R. S.(2021). Análise dos Relatórios Socioambientais da Usina Hidrelétrica de Belo Monte a luz da Teoria da Legitimidade. Revista Mineira de Contabilidade, 22(3),86-99.