Resumo

Título do Artigo

Práticas de agricultura circular: um estudo no sistema de produção que integra lavoura e pecuária
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Adelice Minetto Sznitowski
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA - Programa de Eficiência Energética e Sustentabilidade Responsável pela submissão
2 - Adriane Angélica Farias Santos Lopes de Queiroz
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
3 - Simone Sehnem
- Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Reumo

A produção de alimentos segue o modelo linear de operações, porém diante do uso intensivo dos recursos produtivos, a transição para modelos circulares é uma alternativa para proteger os recursos e controlar a poluição ambiental. Iniciativas para migrar de sistemas lineares na produção de grãos para sistemas circulares e sustentáveis, são alternativa diante do duplo desafio: esgotamento de recursos e degradação ambiental frente a demanda global por alimentos. O modelo produtivo agrícola que segue as práticas de Economia Circular (EC) pode ser definido como Agricultura Circular (AC).
A tipologia ReSOLVE analisa um sistema de produção quanto a adoção de práticas circulares (EMF, 2025; VARELLA, 2022). Na agricultura sistemas de produção mista seguem princípios da EC por contribuir na reciclagem de resíduos. Diante disso, o objetivo foi identificar as práticas da AC usando a tipologia ReSOLVE no sistema de produção que integra lavoura e pecuária. Assumindo como suposições: a) existem práticas adotadas de EC consideradas pela tipologia ReSOLVE da EMF (2015); b) a Agricultura 4.0 contribui para as práticas de EC; e c) o sistema de produção integrado favorece as práticas de AC.
A EC tem suas práticas poucas discutida na agricultura. No entanto, o desenvolvimento o agrícola precisa ser repensando por ser a principal fonte de alimentos e também de resíduos e gases de efeito estufa. Surgem então possibilidades de melhorar os processos existentes e projetar novos. Uma perspectiva é a adoção de práticas agrícolas circulares (ATINKUT,2020), as quais convergem com a EC por melhorar a eficiência na utilização dos recursos, com especial atenção aos resíduos para alcançar melhor equilíbrio entre a economia, o ambiente e a sociedade (YUE et al, 2022).
O estudo aborda práticas de agricultura circular por meio da tipologia ReSOLVE e as dimensões: Regenerar, Compartilhar, Otimizar, Ciclar, Virtualizar e Trocar, considerando o proposto pelo EMF (2015) e incrementadas com novas variáveis por Varella (2022) quanto a contribuição da Agricultura 4. O contexto da pesquisa compreendeu uma propriedade rural produtora de grãos e pecuária de forma integrada (ou mista). O estudo baseado em dados qualitativos obtidos via entrevistas semi estruturadas com os gestores das unidades de produção agrícola, pecuária e armazém, além de dados documentais.
Diante dos pressupostos teóricos adotados baseados na tipologia ReSOLVE (EMF, 2015; VARELLA, 2022), constatou-se a maioria das práticas de EC, porém há espaço para avanços. Destaca-se a ausência na dimensão “Compartilhar” do compartilhamento de equipamentos entre as fazendas e da dimensão “Otimizar” a adoção do ciclo fechado da água nos processos produtivos. Quanto a dimensão “Virtualizar”, as práticas de EC comercializar a produção pelo e-commerce e produtos como serviços, não foram constatadas no contexto analisado. Foram confirmadas as suposições apresentadas.
As práticas de EC mapeadas estão associadas ao framework ReSOLVE e favorecidas pela Agricultura 4.0 quanto a circularidade dos recursos, a transformação produtiva, a melhora dos processos e otimização do uso de recursos. Sobretudo, evidencia que a agricultura inteligente acelera a transição para EC, favorece a produção de alimentos de forma sustentável e transforma o setor, por vezes tido como “vilão da sociedade” em um ator comprometido em preservar os recursos naturais e sua regeneração. Sinaliza ainda, a necessidade de criar um mindset para tornar os gestores aptos a internalizarem a EC.
ATINKUT, H. B. et al. Cognition of agriculture waste and payments for a circular agriculture model in Central China. Scientific reports, v. 10, n. 1, p. 1-15, 2020. EMF. Delivering the Circular Economy: A toolkit for policymakers. 2015. VARELLA, W. A.. Arquitetura de serviços integrada para promover a economia circular na Agricultura 4.0. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Nove de Julho – UNINOVE. São Paulo, p. 144. 2022. YUE, Q. et al. Towards sustainable circular agriculture. Agricultural Systems, v. 196, p. 103347, 2022.