Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO DOS TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL CEARENSE
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Regiane Araújo Cavalcante
Universidade Federal do Ceará - UFC - UFC Responsável pela submissão
2 - Maria Auridete da Silva
Universidade Federal do Ceará - UFC - Benfica
3 - Ana Paula Moreno Pinho
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC

Reumo

A Agenda 2030 das United Nations (UN, 2015) apresenta 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam o desenvolvimento econômico, social e ambiental, pilares conhecidos por triple bottom line (TBL). O ODS 8 traz o crescimento econômico e o trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e o ODS 10, busca promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, entre outros. O alcance das metas desses objetivos torna-se um desafio para todas as nações.
Problema de pesquisa: Como ocorre a gestão da diversidade e inclusão dos trabalhadores com deficiência no serviço público estadual cearense nos aspectos de gestão de equipe, desenvolvimento profissional e as iniciativas de adequação da infraestrutura para acessibilidade? Objetivo geral: analisar a gestão da diversidade e inclusão de trabalhadores com deficiência no serviço público estadual cearense nos aspectos de gestão de equipe, desenvolvimento profissional e as iniciativas de adequação da infraestrutura para acessibilidade.
Gonçalves et al. (2016) e Carvalho-Freitas et al. (2017), ressaltam que a definição de diversidade não está restrita apenas a questões de raça e gênero, engloba outras questões como a deficiência. Ashikali e Groeneveld (2015), analisam que ao desenvolver uma cultura inclusiva por meio da gestão da diversidade, a organização mostra aos funcionários que aprecia a contribuição de todos e essa valorização vai além do benefício econômico de curto prazo apenas; é um reconhecimento e valorização do valor único de cada colaborador individual para a organização como um todo.
A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, exploratória, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, análise bibliográfica e análise documental. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo e a codificação das informações foi realizada pelo software de pesquisa qualitativa ATLAS.ti 22®. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por 4 trabalhadores, 3 portadores de deficiência física e 1 com deficiência auditiva, e seus respectivos gestores, totalizando 8 entrevistados, que trabalham no setor público estadual cearense, na administração indireta.
Para alcançar o primeiro objetivo específico do estudo, que engloba a acessibilidade atitudinal, foram analisadas as 11 subcategorias geradas ao longo da entrevista na categoria “Gestão da equipe”. No segundo objetivo específico, ainda contemplando a acessibilidade atitudinal, o estudo buscou verificar as práticas para o desenvolvimento profissional, encontrando 5 subcategorias. Com o terceiro e último objetivo específico, foi verificada a infraestrutura para acessibilidade, contemplando as dimensões estrutural e instrumental.
Os resultados apontam que precisa haver um investimento para promoção à diversidade, priorização da acessibilidade, elaboração de políticas internas, capacitação e sensibilização constante que incentivem e possibilitem o acolhimento, integração e crescimento profissional de funcionários com deficiência. Nesse sentido, almeja-se que o setor público, torne-se inclusivo, oferecendo oportunidade de crescimento profissional a PCD, contribuindo para o desenvolvimento de habilidade, envolvendo todo o quadro de funcionários com deficiência ou não, numa perspectiva de interação social efetiva e eficaz.
ASHIKALI, T.; GROENEVELD, S. Diversity management for all? An empirical analysis of diversity management outcomes across groups. Personnel Review, 2015. CARVALHO-FREITAS, M. N.; SILVA, O. A.; TETTE, R. P. G.; SILVA, C. V. Diversidade em contextos de trabalho: pluralismo teórico e questões conceituais. Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 48, p. 174-191, 2017. UN. United Nations. Resolution adopted by the General Assembly: Transforming our world: The 2030 Agenda for Sustainable Development (A/RES/70/1). 2015.