Resumo

Título do Artigo

ATRIBUTOS, CONSEQUENCIAS E VALORES: O DESCARTE DE SMARTPHONES NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS E PORTUGUESES
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Roberto Nuno da Costa Delgado
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2 - JAQUELINE SILVA DA ROSA
- Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de gestão e negócios Responsável pela submissão
3 - Geórgia Patrícia da Silva Ferko
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4 - Jaqueline Morbach
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5 - Daiane Tretto da Rocha
Universidade Federal de Roraima - UFRR

Reumo

Segundo relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2017, foram geradas um total de 78,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, aumentando em torno de 1% em relação a 2016. Destes, 6,9 milhões de toneladas tiveram destinação imprópria (ABRELPE, 2017). Os resíduos podem ter três destinos: serem descartados corretamente, em aterros sanitários por exemplo; serem descartados de forma incorreta, uma atitude que provoca danos ao meio ambiente; ou podem voltar a uma cadeia de distribuição reversa (FLEISCHNANN et al., 1997).
A presente pesquisa pretende descobrir quais os atributos, as consequências e os valores presentes no ato de descartar aparelhos de telefone celular na perspectiva de estudantes universitários de Administração em Portugal e no Brasil? Para tal, será utilizada a técnica de pesquisa de Laddering que segundo Kaciak e Cullen (2009) é uma forma para associar atributos (A) de produtos com consequências (C), estabelecendo os valores (V) associados pelo consumidor no momento do consumo, afirmando que as associações A-C-V descrevem, geralmente, uma representação de unidades básicas.
Considerando que muitos smartphones são descartados encontrando-se ainda em perfeito estado de funcionamento, algumas soluções são propostas antes da reciclagem, como a reutilização do aparelho por outra pessoa, recondicionamento ou remanufatura e, por fim, a reciclagem dos materiais. A remanufatura dos componentes refere-se à desmontagem e recuperação dos componentes; as peças ainda funcionais são retiradas de um produto e usadas para reconstruir um novo. Tal processo inclui garantia de qualidade (SEHNEN et al., 2019).
Para este estudo, a abordagem de pesquisa mais adequada fora a Qualitativa. Por se fazer uso do Laddering, no intuito de mapear os valores, os atributos e consequências, a pesquisa qualitativa proporciona caracteriza-se como aquela que procura compreender um determinado fenômeno no seu ambiente natural, onde o mesmo ocorre e do qual ele faz parte. Desse modo, o investigador é o instrumento principal para captar as informações, que podem ser obtidas e analisadas de várias maneiras, dependendo do objetivo que se pretende atingir (KRIPKA; SCHELLER; BONOTTO, 2015).
Os valores apresentam relações apenas na coluna PARA, por se encontrarem no fim da cadeia. A Sustentabilidade Ambiental e Social (V3) apresentou 3 relações diretas e 1 relação indireta e a Conscientização Ambiental e Social (V4) apresentou 2 relações diretas e 2 relações indiretas. Em seguida veio Sustentabilidade Econômica (V1), com 2 relações diretas e com 2 relações indiretas; seguida da Praticidade (V2) com 1 relação direta e 1 relação indireta; e por fim a Inovação (V5), com apenas 1 relação direta e 1 relação indireta.
A pesquisa desenvolvida teve como objetivo geral evidenciar os valores, atributos e consequências em relação ao descarte de smartphones na percepção de universitários de Portugal e do Brasil. Evidenciaram-se os seguintes atributos: sustentabilidade ambiental, praticidade, sustentabilidade econômica e ciclo de vida. Já em relação às consequências, obteve-se: sustentabilidade ambiental e social, sustentabilidade econômica, praticidade, conscientização ambiental e social e ciclo de vida. Por fim, quanto aos valores, obteve-se: sustentabilidade ambiental e social, sustentabilidade econômica.
AMATULLI, Cesare et al. Understanding purchase determinants of luxury vintage products. Psychology & Marketing, v. 35, n. 8, 2018. 9 p. APA – Agência Portuguesa do Ambiente. Caracterização da Situação dos Resíduos Urbanos em Portugal Continental. Lisboa: Agência Portuguesa do Ambiente, 2017. 11 p. SEHNEM, Simone et al. Circular business models: level of maturity. Management Decision, 2019. 24 p. REYNOLDS, Thomas J.; GUTMAN, Jonathan. Laddering theory, method, analysis, and interpretation. Journal of advertising research, v. 28, n. 1, p. 11-31, 1988.