Resumo

Título do Artigo

Gestão Pública Empreendedora e Sustentável
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Ilmar Polary Pereira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Responsável pela submissão

Reumo

O artigo buscou respostas às questões da Gestão Pública Empreendedora, as tecnologias, e os reflexos na sustentabilidade organizacional e no Desenvolvimento econômico e social. A Gestão Pública Empreendedora foca na reforma gerencial. Na Administração Pública, considerar os movimentos neoconservadores e a Teoria da Escolha Pública. A busca de eficiência em termos econômicos, respeitando a capacidade de recursos do meio ambiente e zelo pela justiça social, são características de organizações sustentáveis. O estudo foi desenvolvido nas vertentes acadêmica e a de atuação profissional.
Um problema de pesquisa requer que o pesquisador esteja envolvido na realidade a ser esclarecida. Assim, o artigo investigou o problema “qual o impacto da Gestão Pública Empreendedora e das tecnologias na sustentabilidade organizacional e no desenvolvimento econômico e social? O estudo teve como objetivo “apontar perspectivas da Gestão Pública Empreendedora nas organizações e os reflexos nos resultados organizacional, econômico e social”. Fundamenta-se a partir de análises na literatura e de pesquisas empíricas de aplicação nas organizações da gestão empreendedora e sustentável.
Na aplicação da Gestão Sustentável para a sustentabilidade organizacional, sugere considerar a análise das fases da organização, a Gestão por Sustentabilidade Integrada (Polary-Pereira, 2019), e a teoria do empreendedorismo. Organizações sustentáveis, devem buscar eficiência em termos econômicos e justiça social (Barbieri, 2007). Na Nova Administração Pública, duas correntes: o pensamento neoliberal e a teoria da escolha pública (Paes-Paula, 2005). Considerar na atuação da gestão púbica a trajetória das reformas administrativas desde a década de 1930 até o período da revitalização do Estado.
Na literatura, dados das fontes secundárias. No campo, dados no universo das empresas industriais do Maranhão em 170 municípios, e em Hospitais e Universidades Públicas, com amostra estratificada. Os dados receberam tratamento estatístico, com análise exploratória; teste de levene de homogeneidade das variâncias e análise de variância - ANOVA; teste de correlação; e teste de regressão e correlação múltipla. Como limitação, pouca literatura e trabalho empírico dessa temática, mas considerou-se que o método foi adequado para sustentar a pesquisa e avaliar com consistência os resultados.
A Gestão por Sustentabilidade Integrada - GSI, fundamentada no Empreendedorismo, favorece a gestão, o sucesso e a perenidade das empresas e a sustentabilidade organizacional; e a perenidade, impacta positivamente no desenvolvimento industrial. Pelo teste de correlação entre as variáveis do modelo GSI, predominou “correlação positiva substancial entre localização do negócio que influi positivamente e localização do negócio que interfere negativamente. Nas organizações públicas, predominou as variáveis relevância para a sociedade, as parcerias e captação de recursos no o cumprimento da missão.
Na litertura da nova administração pública, observa-se clareza de entendimento conceitual, mas quando da transferibilidade da teórica para a prática nas organizações, ainda precisa avançar, requerendo continuidade de estudos empíricos. Como contribuições teóricas e empíricas, aponta um avanço na literatura no campo da gestão pública empreendedora e das tecnologias. Nas contribuições sociais e gerenciais, a aplicação da gestão pública empreendedora e das tecnologias geram perspectivas de favorecimento da sustentabilidade organizacional e do desenvolvimento gerencial e social.
BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. atual e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2007. PAES-PAULA, Ana Paula. Administração Pública Brasileira entre o Gerencialismo e a Gestão Social. Revista de Administração de Empresas. V. 45, n. 1. Jan/mar, 2005. POLARY-PEREIRA, Ilmar. Gestão por Sustentabilidade Integrada - GSI: uma alternativa de gestão profissional para as organizações. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019.