Resumo

Título do Artigo

PESQUISA TRANSFORMATIVA DO CONSUMIDOR (TCR) NA EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - HERLANE CHAVES PAZ
Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós Graduação em Administração -PROPAD/UFPE
2 - Geymeesson Brito da Silva
Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE. Responsável pela submissão
3 - Ana Maria Vicente da Silva
Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Administração PROPAD

Reumo

Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar estudos sobre a contribuição/influência da pesquisa transformativa do consumidor na evolução do comportamento do consumidor. Como método este estudo caracteriza-se como teórico exploratório/descritivo, com pesquisa documental e bibliográfica. Para o embasamento teórico dos estudos sobre comportamento do consumidor e pesquisa transformativa do consumidor foram escolhidos os textos utilizados na Web Of Science e Google Escolar. A análise foi realizada confrontando os textos sobre comportamento do consumidor, pesquisa transformativa do consumidor e epistemologia. Como resultado as análises apresentam os estudos de comportamento do consumidor como pertencentes a diversas teorias, com predominância do paradigma positivista ao longo da história e nos últimos anos atendendo a outras correntes epistemológicas como a pluralidade de teorias e métodos vêm a Pesquisa Transformativa do Consumidor-TCR na pós-modernidade. Conclui-se, portanto, que objetivo foi atingido, no entanto, ainda precisam de mais estudos sobre a TCR e o comportamento do consumidor, gerando perspectivas futuras sobre as temáticas.
This theoretical essay aims to present studies on the contribution/influence of transformative consumer research on the evolution of consumer behavior. As a method, this study is characterized as an exploratory/descriptive theoretical, with documental and bibliographic research. For the theoretical basis of studies on consumer behavior and transformative consumer research, texts used in Web Of Science and Google Scholar were chosen. The analysis was carried out by comparing texts on consumer behavior, transformative consumer research and epistemology. As a result, the analyzes present consumer behavior studies as belonging to different theories, with a predominance of the positivist paradigm throughout history and in recent years, attending to other epistemological currents such as the plurality of theories and methods come the Transformative Consumer Research-TCR in postmodernity. It is concluded, therefore, that the objective was achieved, however, more studies on the TCR and consumer behavior are still needed, generating future perspectives on the themes.