Resumo

Título do Artigo

RESÍDUOS DERIVADOS DO CONSUMO DE CIGARROS: A BITUCA COMO UM PROBLEMA AMBIENTAL
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Chivago Inácio Silva
Universidade Federal de Lavras - Faculdade de Ciência Sociais Responsável pela submissão
2 - Laís Lara Jesus Barros Freitas
Universidade Federal de Lavras - Faculdade de Ciências Florestais
3 - José de Arimatéia Dias Valadão
-

Reumo

Neste tópico buscou-se introduzir conceitos e dados chaves para a compreensão dos problemas ambientais causados pelo descarte incorreto das bitucas de cigarro. Dados acerca do número de fumantes existentes no mundo e informações sobre especificidades do descarte e decomposição das bitucas de cigarros foram abordados de maneira introdutória. A quantidade de materiais descartados anualmente e a composição desses materiais também constituíram objeto de análise desta fase do trabalho, comparou-se também a quantidade de resíduos de bitucas produzidos e dos demais resíduos sólidos.
Diante da problemática do descarte incorreto das bitucas de cigarro o trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de um grupo de fumantes da cidade de Lavras – MG no momento do descarte do filtro do cigarro já transformado em bituca e propor ações que pudessem impactar de maneira positiva a realidade que se apresentará adiante. A pergunta que norteou o desenvolvimento do artigo foi: Qual o entendimento do grupo de fumantes analisados acerca das destinações mais adequadas do resíduo oriundo da prática do fumo?
O presente trabalho fundamentou-se teoricamente em autores relevantes para o estudo da temática abordada. Buscou-se definir conceitos chaves para compreensão da discussão desenvolvida ao longo do artigo e ancorou-se fortemente na Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei n° 12.305/2010. Outro aspecto importante foi a definição do conceito de “bituca de cigarro”, conceito chave para o entendimento do que fora proposto em termos de análises e discussões.
Como estratégia de coleta de dados foram aplicados 44 questionários online com fumantes que frequentaram a edição de 2019 da Feira de Marketing Público do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras. Realizou-se também uma pesquisa bibliográfica que permitiu ancorar os resultados à bibliográfica já produzida.
Ao longo deste tópico apresentou-se dados recolhidos durante a Feira de Marketing Público e Social promovida pelo curso de administração da Universidade Federal de Lavras no ano de 2019. Os resultados permitiram constatar que a maioria dos fumantes respondentes do questionário já faziam uso do cigarro há mais de uma ano e que se orientados sobre o descarte correto das bitucas estariam dispostos a realiza-lo.
Conclui-se pela necessidade criar leis que determinem o descarte correto das bitucas de cigarro e políticas de conscientização, visto que as duas ações em conjunto têm potencial para coibir e estimular o descarte correto e a reciclagem desses materiais. É necessário também chamar as empresas produtoras e distribuidoras desse produto à realização de ações de logística reversa e apoiarem, sob o prisma da responsabilidade social, a reciclagem das bitucas. A maioria dos fumantes respondentes da pesquisa demonstraram interesse em dar a destinação correta a esses resíduos.
Foram utilizadas referências bibliográficas de autores que já abordaram a temática, da própria Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de órgãos não governamentais que possuem credibilidade para tratar acerca de assuntos relacionados à temática, tal como a Organização Mundial da Saúde e, por fim, informações de Organizações não Governamentais que atuam diretamente na defesa do meio ambiente por meio da mitigação do impacto da geração de resíduos sólidos.