Resumo

Título do Artigo

OS REFLEXOS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO
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Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Liliane Aparecida da Silva Marques
Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS - Varginha Responsável pela submissão
2 - Alessandro Ferreira Alves
Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG) - Varginha / FPA / Mestrado
3 - Rodrigo Franklin Frogeri
Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS-MG) - Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional / Departamento de Pesquisa
4 - Luis Claudio Marques
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Reumo

Atualmente, as empresas de saneamento enfrentam inúmeros desafios quanto à gestão, sustentabilidade e universalização dos serviços de saneamento. Com isso as organizações utilizam de práticas de gestão de inovação e sustentabilidade para inovar os processos, planejamentos, ofertar serviços com mais eficácia, de maneira que universalize estes serviços com redução de perdas de águas na captação e distribuição e faça a gestão do esgoto de acordo com as exigências legais. Também disponibilize os serviços de saneamento como forma de promoções de políticas públicas e saúde.
Este artigo tem como problemática identificar: Como a satisfação dos usuários de saneamento podem ser influenciadas pelas Práticas de Gestão da Inovação e Sustentabilidade no desenvolvimento de Poços de Caldas? O trabalho tem como objetivo verificar a influência das Práticas de Gestão da Inovação e Sustentabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas.
O uso da inovação no saneamento básico tem como objetivos disponibilizar o serviço à toda sociedade de maneira sustentável, reduzir os custos e ofertar serviços eficientes aos consumidores (SABESP, 2018). Aliás, o contexto organizacional dos gestores de saneamento carece da influência de tecnologias para superar os diversos desafios existentes, entre os quais: eficácia operacional, que auxilia na qualidade dos serviços; desperdício de água, que pode ser reduzida com a melhoria na produção; e a eficiência energética, a qual pode influenciar na redução de custos (VASCONCELOS, 2019).
A presente pesquisa teve abordagens qualitativa e quantitativa, sendo realizada por meio de um estudo de caso, com um ensaio teórico relacional dos temas gestão da inovação, sustentabilidade, saneamento e satisfação, com o objetivo de identificar as práticas de gestão da inovação e sustentabilidade. Foram aplicados questionários online e impressos; os primeiros, elaborados através da ferramenta Google Forms; já os impressos, entregues e respondidos pessoalmente.
Com auxílio do programa Microsoft Excel 2016 e do software IBM SPSS identificou as percepções dos funcionários e dos clientes da empresa DMAE, quanto à existência e os reflexos das práticas de Gestão da Inovação e Sustentabilidade. Executou a análise de cluster, associando satisfação às Práticas de Gestão da Inovação, Sustentabilidade e com desenvolvimento de Poços de Caldas. Constatou-se padrões eficazes de saneamento, políticas públicas de universalização dos serviços que proporcionam melhores condições de saúde à sociedade, qualidade e confiança nos serviços, e oportunidades sociais.
A pesquisa, verificou a percepção dos funcionários sobre as Práticas de Gestão de Inovação e Sustentabilidade; e os usuários dos serviços identificaram essas práticas nos serviços prestados, por meio da universalização dos serviços, Sustentabilidade, qualidade, eficiência, inovação dos processos e planejamento. Estas práticas também influenciaram no desenvolvimento socioeconômico do município. Com isso, este trabalho pode ser o ponto de partida para o DMAE promover melhorias nos canais de comunicação, atendimento das solicitações dos usuários e a universalização dos serviços.
SCOTT, R; Scott, P.; Hawkins, P.; Blackett, I.; Cotton, A.; Lerebours, A. Integrating basic urban services for better sanitation outcomes. Sustainability, [s.l.], v. 11, n. 6706, p. 1-17, 2019. DOI: 10.3390/su11236706. Disponível em: https://hdl.handle.net/2134/11294933.v1. Acesso em: 18 ago. 2020. SILVA; W. C. P.; PEDROSA, G. V.; GOMES, M. M. F. Proposta de modelo de avaliação da satisfação de usuários de serviços públicos. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade Gama, 2020. 23 p., Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39291. Acesso em: 06 fev. 2021.