Resumo

Título do Artigo

Como o desperdício de alimentos ocorre em feiras livres? Achados de uma revisão da literatura
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Alvin Di André
-
2 - Camila Colombo de Moraes
Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (EAESP) Responsável pela submissão
3 - Renato de Campos
-

Reumo

A agriculturaprecisa de prioridade nas agendas governamentais, buscando implementar novas políticas e regimes de gestão para lidar com o cenário delicado dos domínios físicos, econômicos e sociais. Assim, a redução do desperdício de alimentos é uma questão de urgência, pois cerca de um terço dos alimentos produzidos é perdido ou desperdiçado no mundo. As feiras livres, por ser o local onde ocorrem as maiores comercializações de produtos agropecuários, acabam se tornando também um meio de produção contínua de resíduos sólidos, contribuindo para o acúmulo de lixo no planeta.
Os pequenos agricultores são prejudicados pela falta de acesso a novas práticas que podem contribuir com a redução do desperdício e em um retorno econômico. Dessa forma, é necessário aperfeiçoar as práticas, desde o campo até a etapa de comercialização. Dessa forma, objetivo desta pesquisa foi, por meio de uma revisão da literatura, identificar as causas de desperdício em feiras livres e identificar estratégias que tenham o potencial de serem acessíveis para a redução do desperdício de FLV, levando em conta a realidade do pequeno agricultor em feiras livres.
Há inúmeras causas para o desperdício de alimentos, no qual variam de acordo com a localidade, já que são sensíveis a política, clima, cultura e economia. Neste estudo são abordadas as causas mais recorrentes em feiras livres, dando ênfase para aquelas que são mutáveis. A literatura aborda algumas estratégias para redução do desperdício que buscam tratar as causas citadas na seção anterior. Embora efetivas, em sua maioria necessitam de um grande investimento inicial (MORAES, 2020), o que dificulta o acesso para pequenos agricultores.
Este trabalho pode ser classificado como exploratório, de natureza aplicada e com abordagem qualitativa. Para guiar a revisão da literatura foram elaboradas as seguintes questões: QP 1: Quais as causas do desperdício de alimentos dos pequenos produtores? QP 2: Quais são as estratégias utilizadas para a redução do desperdício de alimentos ao pequeno produtor? Ao todo foram utilizados 60 documentos para a realização da revisão e três filtros para a escolha dos documentos: (i) leitura do título, resumo e palavras-chave; (ii) leitura da introdução e conclusão; (iii) leitura completa do artigo.
Dentre as causas identificadas que ocorrem em pequenos agricultores, pode-se destacar a gestão de estoques, sazonalidade, embalagem, armazenamento, transporte e aparência dos alimentos, e mais recentemente, a crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19. Com relação as estratégias de redução, grande parte das que foram encontradas na literatura são potencialmente efetivas, e podem ter um impacto significativo na redução do desperdício, entretanto, uma dificuldade pertinente é a realidade do pequeno produtor rural, que necessita de subsídio do governo para implementá-las.
Diante da realidade brasileira, onde o pequeno produtor não possui capital e os investimentos são destinados ao agronegócio, é importante ressaltar que o governo brasileiro precisa mostrar mais compromisso, por meio de políticas públicas que auxilem os pequenos agricultores e no combate ao desperdício, pois as soluções para reduzir o desperdício de alimentos são investimentos de médio e longo prazo.
AEF. Alimento em foco. O que o Brasil está fazendo contra o desperdício de alimentos. Fundação Cargill , 2020. Disponível em: https://alimentacaoemfoco.org.br/o-que-o-brasil-esta-fazendo-contra-o-desperdicio-de-alimentos/#:~:text=O%20Brasil%20est%C3%A1%20na%20lista,e%20o%20desenv olvimento%20do%20pa%C3%ADs Acesso em: 24 jan. 2021. ALEXANDRIA, Djavan Bernardo. Desperdício de alimentos em feiras livres: levantamento de perdas de frutas e hortaliças em distintas cidades do Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia de Alimentos). Universidade Federal da Paraíba, 2019.