Resumo

Título do Artigo

VIRTUDES MORAIS ABORDADAS POR ORGANIZAÇÕES VOLTADAS À INSERÇÃO DE PESSOAS NO MERCADO DE TRABALHO
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Micaelly Sheyla Gomes da Silva
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAST-Unidade Acadêmica de Serra Talhada
2 - PAULO THIAGO NUNES BEZERRA DE MELO
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UFRPE/UAST Responsável pela submissão

Reumo

As mudanças no mercado de trabalho o tornam cada vez mais competitivo. Além disso, as necessidades e exigências dos ambientes organizacionais fazem com que a busca por profissionais qualificados seja ainda mais criteriosa. O profissional também é estimulado a se atualizar e se adequar às mudanças, fazendo-se necessário, assim, o aprimoramento das habilidades profissionais por parte das pessoas que já estão inseridas no mercado e também daqueles que desejam ingressar. O desenvolvimento de virtudes na formação do caráter é um ponto que contribui para essa atualização.
As características morais do ser humano são analisadas pelas empresas, uma vez que procuram por perfis que se adequem a elas ou que possam ser desenvolvidos e moldados. Por isso, as virtudes influenciam no comportamento e, consequentemente, têm influência nas relações sociais e no ambiente organizacional através dos aspectos relacionados à personalidade dos indivíduos que fazem parte dele. O presente trabalho tem por objetivo analisar como organizações voltadas à inserção de pessoas no mercado de trabalho abordam as virtudes morais.
As tradições culturais de uma sociedade são em grande parte formadas por elementos de culturas diversas e permeiam os ambientes em que as pessoas estão inseridas. As virtudes morais são hábitos cultivados e qualidades que norteiam o comportamento humano, sendo elementos essenciais na construção do caráter e para se compreender o ser humano e a sociedade. As virtudes morais têm grande influência nas organizações, uma vez que são intrínsecas às pessoas que as compõem, de forma que essas possam contribuir para seus objetivos.
É adotado como método a pesquisa de natureza qualitativa e documental, analisando organizações que tem por objetivo o desenvolvimento de características pessoais e habilidades profissionais das pessoas. Assim, foram selecionadas as seguintes organizações: o Centro de integração empresas-escola (CIEE), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Câmara americana do comercio para o Brasil (AMCHAM), a Cia de Talentos e a Companhia de Estágios. Foi feito um levantamento e análise de conteúdo em documentos que abordam as virtudes e particularidades organizacionais que influenciam sua construção.
Percebeu-se como o multiculturalismo é visto também nos ambientes organizacionais, onde diferentes culturas, personalidades e valores se encontram e tornam-se grandes influenciadoras dos mesmos. Entende-se que é através do desenvolvimento das habilidades comportamentais que a entrada das pessoas no mercado de trabalho é facilitada, e cabe principalmente a elas buscarem se conhecer. A preservação de um comportamento ético e a formação de habilidades comportamentais são de suma importância para qualquer pessoa em qualquer ambiente em que esteja inserido.
As organizações possuem programas de capacitação que auxiliam no desenvolvimento das habilidades profissionais. Essas organizações buscam preparar as pessoas e desenvolver nelas as virtudes requisitadas pelo mercado de trabalho, chamadas soft skills. Além disso, as habilidades que aparecem com mais frequência, são: comunicação, resiliência, empatia, criatividade, inovação, trabalho em equipe, liderança e flexibilidade. O estudo buscou contribuir para o melhor entendimento da importância das virtudes morais para o mercado de trabalho.
AMES, M. C. F. D. C.; SERAFIM, M. C.; MARTINS, F. F.. Análise de escalas e medidas de virtudes morais: Uma revisão sistemática. Revista de Administração Contemporânea, v. 26, n. 6, p. 1-18, 2022. ARRUDA, M. C. C. D.; WHITAKER, M. do C.; RAMOS, J. M. R. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica, 5 ed. São Paulo: Grupo GEN, 2017. BORGES, T. P.; SOUZA, M. T. C. C. de. Psicologia moral e economia solidária: relações teóricas. Organizações & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 459-483, 2020. CUNHA, M. P.; REGO, A. As virtudes nas organizações. Análise Psicológica, v. 33, n. XXXIII, p. 349-359, 2015.