Resumo

Título do Artigo

Como os hábitos do consumidor influenciam o Reparo de equipamentos eletrônicos?
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Cristina Ruoso
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2 - Camila Kolling
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Engenharia Responsável pela submissão
3 - Heloisa Pereira Burin
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Engenharia de Produção
4 - João Francisco da Fontoura Vieira
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5 - Marcia Elisa Echeveste Soares
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Reumo

O gerenciamento de lixo eletrônico vem sendo cada vez mais necessário, especialmente no contexto de países em desenvolvimento. Essa categoria de lixo é a que mais cresce nos países desenvolvidos e um motivo crescente de preocupação nos países em desenvolvimento. Embora seja reconhecido o papel essencial dos consumidores para o adequado gerenciamento do lixo eletrônico, uma vez que eles determinam seu destino, poucos estudos exploraram a perspectiva dos consumidores quanto ao reparo e descarte de equipamentos eletrônicos.
Para entender melhor essa problemática, a seguinte Questão de Pesquisa foi formulada: O que influencia os hábitos dos consumidores quanto ao reparo ou descarte de equipamentos eletrônicos? O estudo objetou identificar os fatores que influenciam o hábito dos consumidores quanto ao reparo ou descarte de equipamentos eletrônicos. Como objetivos específicos, buscou-se verificar a influência do nível de escolaridade e da faixa etária nas escolhas de descarte e/ou reparo de equipamentos eletrônicos e verificar se os consumidores relacionam reparo de equipamentos eletrônicos com o meio ambiente.
O reparo é uma atividade fundamental para prolongar a vida útil do produto. Busca corrigir problemas e falhas para retornar o produto ao seu funcionamento normal (WATSON, 2008). A vida útil do produto, as atividades de extensão da vida útil e a recuperação de valor não são determinadas apenas pelo design e fabricação do produto, mas também pelo comportamento do consumidor. O esforço deliberado do consumidor é necessário para estender o ciclo de vida e explorar plenamente a vida útil potencial de um produto (COOPER, 2010).
Inicialmente, para embasar a criação das hipóteses de pesquisa, foi necessária uma revisão sistemática de literatura. Por este motivo, como apoio de pesquisa, foram utilizados os resultados da revisão apresentados no trabalho de Sonego, Echeveste e Debarba (2022). Após essa etapa, realizou-se uma pesquisa quantitativa do tipo survey junto a 290 consumidores brasileiros. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise de regressão.
Os resultados demonstram que o fator que mais impacta a decisão dos consumidores tanto de uma forma positiva quanto negativa é o econômico, sendo este motivador e dificultador na busca pelo reparo dos equipamentos. Outro fator de grande influência é o acesso à informação e, consequentemente, o maior conhecimento sobre as possiblidades de reparos.
A principal contribuição do estudo é o de destacar o papel do consumidor e discutir a sua importância na decisão de reparo ou descarte de um equipamento eletrônico. Conclui-se que é essencial considerar questões mais subjetivas, relacionadas a fatores econômicos como custos, disponibilidade de informações sobre reparo e obsolescência dos equipamentos para influenciar processo de tomada de decisão dos consumidores.
COOPER, T. The significance of product longevity. In: Cooper, T. (Ed.), Longer Lasting Products: Alternatives to the Throwaway Society. Routledge, New York, 2010. SONEGO, M.; ECHEVESTE, M. E. S.; DEBARBA, H. G. Repair of electronic products: Consumer practices and institutional initiatives. Sustainable Production and Consumption, v. 30, p. 556–565, 2022. WATSON, M. A Review of literature and research on public attitudes, perceptions and behaviour relating to remanufactured, repaired and reused products. Report for the Centre for Remanufacturing and Reuse: 1-26, 2008