Resumo

Título do Artigo

A TRANSIÇÃO PARA A ECONOMIA CIRCULAR DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS NO BRASIL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA BASEADA EM REDES DE RELACIONAMENTOS
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Maria do Socorro Barbosa Guedes
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Fortaleza - CE Responsável pela submissão
2 - FERNANDO LUIZ EMERENCIANO VIANA
-
3 - ANNA LIGIA LEITE AGUIAR
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Reumo

O plástico é um material importante e onipresente na economia e no dia a dia das pessoas em todo o mundo, tendo várias funções que ajudam a enfrentar uma série de desafios da sociedade. Nas embalagens, por exemplo, os plásticos ajudam a garantir a segurança alimentar e a reduzir o desperdício de alimentos. No entanto, muitas vezes a forma como os plásticos são atualmente produzidos, usados e descartados falha em capturar os benefícios econômicos de uma abordagem mais “circular”, sendo na atualidade o centro de debate devido ao impacto no meio ambiente (RAMBONNET et).
Apesar dos avanços obtidos na transição da indústria do plástico para a EC, especialmente na Europa, ainda existe uma série de barreiras de diferentes naturezas a serem suplantadas no contexto europeu. No Brasil, então, o cenário é ainda mais desafiador. Assim sendo, o objetivo geral desse artigo é efetuar uma análise bibliométrica para mapear a produção científica existente atualmente relacionada às barreiras, desafios, direcionadores, iniciativas e oportunidades da transição da cadeia de suprimento da indústria de embalagens plásticas do Brasil para a EC.
A transição para a EC vem sendo fomentada em diversos países e setores econômicos, especialmente a partir do delineamento de estratégias e políticas públicas direcionadas à EC e a posterior aderência de setores e empresas, que sofrem também a influência das exigências dos consumidores por produtos e serviços sustentáveis. Países como Alemanha, China, Japão e Reino Unido foram percussores na adoção de iniciativas formais direcionadas à EC (GENG et al., 2012; MASI; DAY; GODSELL, 2017; MATEWS; TAN, 2011; MURRAY; SKENE; HAYNES, 2017; SU et al., 2013).
Nesta revisão bibliométrica o objetivo é medir a produção do conhecimento científico e das contribuições teóricas geradas pela cocitação, utilizando a representação gráfica de mapas evidenciados pelas redes de relacionamentos geradas pelo software VosViewer (VAN; WALTMAN, 2007), entre as referências extraídos da base de dados Scopus. O artigo constitui uma revisão bibliométrica da literatura relacionada a barreiras, desafios, direcionadores, iniciativas e oportunidades da transição de cadeia de suprimento da indústria de embalagens plásticas no Brasil para a Economia Circular.
A análise dos dados é realizada com base no peso de um item, o qual indica a importância do item. Um item com um peso maior é considerado mais importante do que um item de menor peso. Na visualização de um mapa, os itens com maior peso são mostrados com mais destaque do que os itens com menor peso (VAN; WALTMAN, 2007). Um atributo de pontuação pode indicar qualquer propriedade numérica dos itens. No entanto, atributos de peso já são usados para indicar a importância dos itens enquanto os, e atributos de pontuação são recomendados usar para indicar outras propriedades (VAN; WALTMAN, 2007).
A revisão bibliométrica possibilitou conhecer a quantidade de pesquisas já realizadas sobre o tema, ainda não muito explorado no Brasil. O crescimento da produção acadêmica foi acentuado no período de 2020-2021, apresentando também um crescimento significativo em 2022, já com 88 artigos. Os autores Reike et al. (20118) com 462 citações, Govindan e Soleimani (2017) com 355 citações, Ibn-Mohammed et al. (2021) com 206 citações, Ren et al. (2019) com 206 citações, Nobre e Tavares (2017) com 185 citações e Farooque et al. (2019) com 177 citações, apresentam-se como autores de artigos seminais.
GENG, Y.; FU, J.; SARKIS, J.; XUE, B. Towards a national circular economy indicator system in China: an evaluation and critical analysis. Journal of Cleaner Production, v. 23, p. 216-224, 2012. GHISELLINI, P.; CIALANI, C.; ULGIATI, S. A review on circular economy: the expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner Production, v. 114, p. 11-32, 2016. MURRAY, A.; SKENE, K.; HAYNES, K. The circular economy: an interdisciplinary exploration of the concept and application in a global context. Journal of Business Ethics, v. 140, p. 369-380, 2017