Resumo

Título do Artigo

Finanças e inovação verde: uma análise da literatura recente
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Aracy Alves de Araújo
Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN Responsável pela submissão
2 - Simone Vasconcelos Ribeiro Galina
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo USP - Engenharia de Produção - FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP
3 - Jaluza Maria Lima Silva Borsatto
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios
4 - André de Mello Galiano
FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP - Universidade de São Paulo

Reumo

O Pacto Global é um chamado as empresas para se posicionarem de forma proativa no intuito de enfrentar os desafios para um mundo melhor, com foco na questão ambiental. Os integrantes do P.G. se comprometiam em alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS, que são metas mundiais definidas a partir das dimensões social, ambiental, econômica e institucional. Compostos por 17 objetivos e 169 metas globais, os ODS deveriam ser atingidos até 2030, porém esbarram na questão financeira. Assim, o financiamento e a inovação verde seriam instrumentos para que os ODS fossem alcançados.
Este artigo parte do seguinte problema de pesquisa: como vem sendo tratada na literatura a questão das finanças e da inovação verde. Propõe-se analisar artigos publicados no tema de finanças e inovação verde no período de 2019 a 2022, para identificar o direcionamento das pesquisas, relatar os principais pontos abordados e relações com outros temas, países onde as pesquisas foram desenvolvidas, tipos de pesquisas (qualitativas, quantitativas, revisão de literatura).
As finanças verdes surgem para diminuir o abismo entre projetos sustentáveis e recursos financeiros para o seu financiamento. Zhao et al (2022) afirmam que as finanças verdes são uma inovação financeira capaz de resolver problemas ambientais, transformar indústrias poluentes em indústrias ambientalmente corretas e gerar o apoio necessário para o desenvolvimento sustentável. Já a inovação verde pode ser definida como o resultado de ações pró–ativas de gestão ambiental, que podem gerar produtos, serviços ou processos verdes, levando a uma modificação da gestão ambiental (Angelo et al, 2012).
Foi feito um levantamento na base dados da Scopus, usando palavras - chaves: Green Finance AND (green innovation OR environmental innovation OR eco-innovation, OR Sustainable innovation OR sustainability innovation OR social innovation OR societal innovation). O período abrangido pela pesquisa foi de 2019 a 2021. Em seguida, fez-se análise bibliométrica dos artigos e depois, foram identificados o objetivo do artigo, principal contribuição, identificação da relação entre os temas, principal conclusão, base de dados e modelo aplicado.
A pesquisa resultou em 36 artigos e após avaliação, restaram 23 artigos. Somente um artigo relacionava os dois temas estudados. O artigo analisa políticas de finanças verdes e como melhorar o desenvolvimento de inovação em tecnologia verde. Os autores concluem que finanças verdes são imprescindíveis para se chegar ao crescimento econômico sustentável e que o financiamento verde é um meio de fornecer apoio financeiro e direcionar recursos para indústrias verdes que sejam consistentes com a maximização do bem-estar social, promovendo mudanças na estrutura industrial (Wang; Wang, 2021).
Este artigo teve por objetivo fazer uma análise da literatura sobre a relação entre os temas finanças verdes e inovação verde. Para atender a este objetivo foi feita uma pesquisa na base de artigos da Scopus, selecionando as publicações que se encaixavam no tema, entre os 2019 a 2021. A busca retornou 36 artigos. Após análise dos artigos, verificou-se que somente 1 artigo tratava, conjuntamente dos dois temas. Após avaliação do artigo, concluiu-se que há uma relação entre inovação e financiamento verde e que ela é importante para o desenvolvimento do país.
Angelo, F. D,; Jabbour, C. J. C.,; Galina, S. V., Environmental innovation: in search of a meaning, World Journal of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development, 2012. Vol. 8 Iss: 2 pp. 113 – 121 Wang, X.; Wang, Q. Research on the impact of green finance on the upgrading of China's regional industrial structure from the perspective of sustainable development. Resources Policy, Volume 74, 2021,102436, ISSN 0301-4207. Zhao, T.; Zhou, H.; Jiang, J.; Yan, W. Impact of Green Finance and Environmental Regulations on the Green Innovation Efficiency in China. Sustainability 2022, 14, 3206