Resumo

Título do Artigo

ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS SAKURA: COMO COMUNICAR A OBTENÇÃO DE SELOS E CERTIFICAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AO PÚBLICO?
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Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Juliana Silva Costa
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Administração Responsável pela submissão
2 - MARTA OLIVIA ROVEDDER DE OLIVEIRA
Universidade Federal Santa Maria - Departamento de Ciencias Administrativas

Reumo

Sustentabilidade é um tema cada vez mais popular no meio empresarial. A preocupação com o meio ambiente e a transparência na comunicação das ações das empresas são características exigidas pelo público de consumidores conscientes. Dessa forma, começamos a ver empresas falando sobre sustentabilidade, existindo, porém, algumas organizações que não possuem comprometimento real com o implemento de práticas empresariais sustentáveis, disseminando informações falsas em uma tentativa de lucrar, minando a confiança dos consumidores.
A Sakura é uma empresa brasileira que pratica a sustentabilidade em suas ações e realiza esforços para demonstrar isso de maneira formal e fiscalizada: através da obtenção de selos e certificações de sustentabilidade - processo de auditoria das práticas da empresa visando a garantia de que os padrões de sustentabilidade implementados ocorrem de acordo com um padrão pré-estabelecido. Entretanto, por ser um processo extenso, complexo e especializado, a empresa relata dificuldades em conseguir transmitir essa informação ao público de forma simples e adequada.
Os discentes podem trabalhar com a aplicação das técnicas de promoção de marketing, tratando sobre marketing digital e marketing tradicional, além de outras estratégias de marketing referentes a práticas de comunicação de empresas. Visando a ideia de aplicar conceitos e teorias que facilitem a missão de passar a mensagem de que a Sakura realmente tem a sustentabilidade no cerne de seu modelo de negócio e que passou por processos de auditoria que comprovam isso.
O caso buscou suas fontes de dados através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas com membros da empresa relacionados a decisões de marketing e entrevistas com o público. Um questionário online também foi aplicado com o público da empresa. Ademais, realizou-se a coleta de informações sobre histórico da empresa e suas práticas atuais de marketing para composição do relato.
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O caso de ensino propõe a aplicação de conceitos e teorias de marketing em um exercício prático que relata um problema de gestão de marketing através de um caso real. As principais teorias abordadas referem-se ao mix de marketing (promoção), marketing estratégico e comunicação de marketing. Há também espaço para trabalhar a aplicabilidade prática dos conceitos de público-alvo, persona e plano de marketing com as informações apresentadas.
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