Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ORDINÁRIA NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO COM FEIRANTES DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DE GARANHUNS-PE
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Márcio Tenório Chaves
Universidade Federal de Pernambuco - Caruaru
2 - Jaqueline Guimarães Santos
- Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Responsável pela submissão
3 - Bárbara do Nascimento Alves
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Reumo

A gestão ordinária se apresenta como uma crítica aos modelos gerenciais institucionalizados. Então, compreender a gestão e suas características ordinárias, faz com que essas práticas cotidianas de sujeitos comuns sejam reconhecidas, nos aspectos de sobrevivência dos sujeitos ordinários, nos negócios de pequeno e médio porte que muitos foram perdidos, e muitas vezes, marginalizados pela Administração conservadora (CARRIERI; PERDIGÃO; AGUIAR, 2014).
A feira livre caracterizada por uma experiência peculiar no aspecto da sociabilidade e de uso da rua, que desde da antiguidade sofre denúncias de obsolescência, pela difusão ilimitada da automobilidade e das modernas formas de varejo. Assim, surge as seguintes inquietações: Como é realizada a gestão ordinária na comercialização dos alimentos, advindos da agricultura familiar dos(as) feirantes da CEAGA em Garanhuns-PE?
A gestão ordinária critica a abordagem funcionalista das organizações, em que os processos devem estar uniformizados e apropriados segundo preceitos, por vezes afastadas da realidade visível dos executores. Tal abordagem não pondera que a unificação pode ser conflitante com a diversidade de organizações existentes, as quais diferem entre si quanto ao formato, estrutura, pessoas, contexto e história (CARRIERI, PERDIGÃO; AGUIAR, 2014; CARNEIRO; BARROS, 2017; BARROS et al., 2011).
A metodologia da pesquisa adotou abordagem qualitativa. No tocante aos objetivos, caracteriza-se como pesquisa exploratória, realizada por meio da aplicação de estudo caso. A técnica de coleta de dados ocorreu pela aplicação de entrevista semiestruturada e a análise dos resultados foi concretizada pela a análise de conteúdo Bardin (2011).
A partir do estudo ficou evidenciado que geralmente o surgimento do negócio, vem dos pais, que vão ensinando os filhos, e assim vai sendo passado de geração a geração. A relação desses vínculos afetivos e familiares, são nítidos no contexto de cada negócio. Para tanto, o sustento obtido pela a maioria desses negócios, demostra o suficiente para viver de forma simples, sem possuir nenhum reserva e há inclusive respondente que demostrou uma certa dificuldade de sustento.
O estudo apresentou relevância, por se tratar de uma forma ordinária de gestão, ainda, pouco estudada, porém apresenta aspectos peculiares para investigar e apontar o percurso dos sujeitos e a forma que estes enxergam os seus negócios, no aspecto de refletir e discutir, questões acerca dessas práticas, ampliando o conhecimento referentes aos saberes que para muitos são ignorados no campo da Administração.
CARRIERI, A. D. P., PERDIGÃO, D., MARTINS, P. G.,; AGUIAR, A. R. C. (2018). A Gestão Ordinária e suas práticas: o caso da Cafeteria Will Coffee. Revista de Contabilidade e Organizações, 12, e141359. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.141359 CARRIERI, A. P., PERDIGÃO, D. A., AGUIAR, A. R. C. (2014). A gestão ordinária dos pequenos negócios: outro olhar sobre a gestão em estudos organizacionais. Revista de Administração, 49(4), 698-713. DOI: https://dx.doi.org/10.5700/rausp1178. BARROS, A.; CARRIERI, A. P. (2015). O cotidiano e a história: construindo novos olhares na Administração