Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UM OLHAR PARA O INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ.
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - ROSANY DA SILVA BATISTA
Unipampa | Universidade Federal do Pampa. - Santana do Livramento Responsável pela submissão
2 - Vanessa Rabelo Dutra
Unipampa | Universidade Federal do Pampa. - unipampa

Reumo

A governança corporativa surgiu nos Estados Unidos (EUA) e ganhou notoriedade mundial com os grandes escândalos financeiros, envolvendo diversas corporações no EUA, que causaram sérios prejuízos ao mercado e despertaram a atenção da sociedade em geral para a relevância desse assunto (BORGES; SERRÃO,2005). Desde então, a governança corporativa começou a ser utilizada pelos americanos como uma maneira de sugerir formas de gestão que tornassem as companhias abertas mais confiáveis para os investidores e mais responsáveis socialmente (BERTUCCI; BERNARDES E BRANDÃO, 2006).
Como as práticas de governança são adotadas nos documentos do Instituto Federal do Piauí? Verificar como o Instituto Federal do Piauí aborda a governança em seus documentos
Inicialmente apresenta-se a governança corporativa, em seguida a governança organizacional pública e por último, a governança em instituições de ensino.
Buscando desenvolver uma pesquisa onde se alcance um resultado preciso e confiável, esse estudo possui uma abordagem qualitativa e natureza descritiva. As pesquisas com viés descritivo têm como características a descrição de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis (GIL, 2010). Foi realizada uma pesquisa documental, de modo que, a coleta de dados foi realizada através da análise de documentos. Assim, os dois documentos bases que serviram de objeto de análise foram: o Relatório de Gestão, ano 2021, e o Plano de Desenvolvimento Institucional.
Com as ações realizadas em 2020, o relatório de gestão 2021, descreve que a instituição pesquisada avançou no cumprimento da transparência em 2021, de forma que o monitoramento é realizado de maneira constante com embasamento no “Guia de Transparência Ativa para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal”, assim como responder ao instrumento de acompanhamento e controle da Transparência Ativa da Controladoria Geral da União. Dessa forma, o relatório descreve que o IFPI cumpre a transparência ativa em 91,8% dos itens avaliados (RELATÓRIO DE GESTÃO, 2021).
Este estudo foi desenvolvido com o intuito de investigar as práticas de governança pública adotada pelo Instituto Federal do Piauí por meio da análise descritiva de dados secundários do relatório de Gestão, ano 2021 e do Plano de Desenvolvimento Institucional. Com isso, verificou-se que a estrutura de governança do IFPI segue Referencial Básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública do TCU. Contatou-se que a instituição pesquisada apresenta instâncias internas e externas de governança e de apoio à gestão estratégica, de acordo com a Estrutura Organizacional vige
BALBACHEVSKY, Elizabeth; KERBAUY, Maria Teresa; FABIANO, Neylor de Lima. A Governança universitária em transformação: a experiência das universidades públicas brasileiras. 2015. BERTUCCI, J. L. O., BERNARDES, P., & BRANDÃO, M. M. (2008). Políticas e práticas de governança corporativa em empresas brasileiras de capital aberto. Revista de Administração, 41(2), 183-196. BEVIR, M. Democratic Governance. New Jersey: Princeton, 2010. BONVENTTI, Rodolfo C. Força e transparência. Revista Ensino Superior. São Paulo: Segmento, v. 10, n. 118, julho 2008.