Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM LAVANDERIAS DOMÉSTICAS
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Isadora Corbacho Durães
- Universidade Federal da Bahia Responsável pela submissão
2 - ANDRÉA CARDOSO VENTURA
- Escola de Administração

Reumo

A sustentabilidade pode ser considerada como um conjunto de práticas e conceitos que estão sendo construídos de forma coletiva pelos indivíduos e instituições, em geral, para a sobrevivência de todos. Ademais, esse princípio pode ser aplicado aos indivíduos e às empresas através de práticas sustentáveis, que começam com pequenas mudanças. Sendo assim, a grande relevância na definição do papel do empresariado nas dimensões da sustentabilidade é a responsabilidade das empresas diante do mundo, que pode ser considerada como responsabilidade social empresarial (ALMEIDA, 2002).
O objetivo geral desta pesquisa é identificar possibilidades e desafios relativos à adoção de práticas sustentáveis na gestão de lavanderias domésticas na cidade de Salvador/BA. Esta pesquisa justifica-se pela importância de analisar as possibilidades e desafios das micro e pequenas empresas, as quais são classificadas as lavanderias domésticas, em adotar práticas sustentáveis, visto que este segmento utiliza recursos naturais e isso pode provocar impactos negativos ao meio ambiente.
Em face da preocupação ecológica e sua relevância para a qualidade de vida das populações, tem-se exigido das empresas um novo posicionamento na interação com o meio ambiente (ANDRADE; TACHIZAWA; CARVALHO, 2000). As organizações, incluindo as empresas em geral, precisam ter uma postura ética e praticar ações com intuito de minimizar suas intervenções negativas ao meio ambiente. A maior parte das grandes empresas já possui discernimento sobre essa nova realidade. Porém, a maioria das pequenas e médias empresas ainda não se incluíram em programas de responsabilidade social (ALBUQUERQUE, 2009).
O estudo é de natureza qualitativa com objetivo descritivo e utilizou entrevistas semiestruturadas com quatro gestores de lavanderias domésticas e um gestor de lavanderia industrial pra obtenção dos dados.
Os resultados apresentaram que os principais impactos ambientais gerados por lavanderias estão associados à água, energia, materiais e resíduos e que, apesar dos relatos sobre dificuldades para a adoção de práticas sustentáveis, algumas lavanderias adotam-nas, a exemplo de sacolas e cabides reutilizáveis, equipamentos com tecnologia sustentável, tratamento de efluentes e reuso da água.
Os principais pontos observados estão relacionados aos impactos dos resíduos plásticos gerados nas lavanderias e ao descarte de seus efluentes nos esgotos sem um tratamento prévio. As principais dificuldades de implementação de práticas sustentáveis são econômicas. Já existe iniciativa das lavanderias que, em geral, são MPEs, acerca da preocupação com as questões ecológicas relacionadas a sua responsabilidade social. Quanto à adoção de práticas sustentáveis, observou-se que a lavanderia que adota mais alternativas sustentáveis é uma lavanderia doméstica e, em seguida, a lavanderia industrial.
ALBUQUERQUE, J. de L. (org.) Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009. ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. ANDRADE, R. O. B. de; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A. B. de. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books, 2000. SEIFFERT, M. A. B. Gestão ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2011.