Resumo

Título do Artigo

UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL EM PROL DE COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Keli Cristiane Vido
Centro Universitário Senac - Centro Universitário SENAC Responsável pela submissão
2 - Julia Neves Cano
Faculdade Senac - Centro Universitário Senac Santo Amaro
3 - Ricardo luiz ciuccio
Faculdade Senac - Santo Amaro

Reumo

Este artigo objetiva refletir sobre as ações de um projeto de extensão do Centro Universitário SENAC, intitulado Ambientes de multidisciplinaridade e sinergia local – vivências com o modelo startup em inovações tecnológicas e processos de manufatura sustentáveis (nosso grifo) que visa por meio dos conceitos da Engenharia sustentável, criar formas de uso para materiais descartados no meio ambiente, como por exemplo, embalagens, no caso do projeto, as do modelo Tetrapak.
Como problema de pesquisa elencou-se é possível criar práticas sustentáveis de Engenharia da Produção em prol da comunidade. Sendo assim, como objetivo do projeto foi delineado a coleta junto à comunidade e empresas em torno da instituição de ensino superior (IES) de embalagens Tetrapak, sua higienização, posterior trituração e prototipação para criação de novos produtos com placas sustentáveis. Nesse sentido, foi idealizada uma cama para abrigos da cidade de São Paulo, que enfrentam problemas tanto de acomodação como de conforto térmico de moradores de rua.
Conforme o 23.º Relatório de sustentabilidade da Tetra Pak está entre os pressupostos da organização mundial a diminuição na fabricação desse produto à redução das emissões de gases com efeito estufa em 36%. Entre as ações para alcance dessa meta planeja-se à substituição de 80% da energia utilizada nesse processo fabril pelas proveniente de fontes renováveis. Neste aspecto, deve-se destacar que em 2021 foram vendidas aproximadamente 10,8 milhões de embalagens Tetra Pak, problemática para a meta aludida.
A despeito do projeto contemplar a modalidade de extensão este preconiza também pesquisas científicas para o atendimento da comunidade e, por isso, alicerçou-se no método qualitativo com revisões de literatura dos principais autores, pesquisas exploratórias de campo e ensaios para confecção do produto seguindo os prismas de sustentabilidade.
Diante do exposto, o projeto de extensão aludido planejou a coleta de embalagens Tetrapak junto à comunidade em torno da IES. Para isso, foi elaborada uma campanha educativa com os preceitos do projeto e relevância das ações para o meio ambiente.
Como contribuição enfatiza-se primeiramente o processo de ensino-aprendizado significativo para os discentes e docentes participantes do projeto, ou seja, capaz de desenvolver profissionais capacitados e responsáveis socialmente. Além disso, com a reutilização das embalagens do modelo Tetra Pak foi possível gerar uma economia circular.
ALIGLERI, Lilian, ALIGLERI, Luiz Antonio, KRUGLIANSKAS, Isak. Gestão industrial e produção sustentável. São Paulo: Saraiva, 2016. DEMOJOROVIC, J. Júnior, A. V. Modelos e ferramentas de gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. São Paulo: SENAC, 2006. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX, 2010, Belo Horizonte. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: COOPMED, 2010. IBAPLAC. Chapa ecológica. Disponível em: https://www.ibaplac.com.br/chapa-reciclada-ecologica. Acesso em 15 Set. 2022.