Resumo

Título do Artigo

Análise de Sustentabilidade Corporativa: estudo de caso em uma indústria de bebidas no Brasil
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Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Aselmo Alves de Almeida Filho
Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Engenharia de Produção
2 - Maria Clara Batista Santos
Universidade Federal da Paraíba - Universidade Federal da Paraíba Responsável pela submissão
3 - Thiago Tolentino Muniz
Universidade Federal da Paraíba - Administração
4 - Heliano Carvalho de Barros
Universidade Federal da Paraíba UFPB - Campus central
5 - Sandra Naomi Morioka
- Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

Este trabalho busca verificar a coerência dos dados reportados inerentes aos aspectos de sustentabilidade de uma empresa líder no setor da indústria de bebidas à luz dos modelos de responsabilidade social corporativa e gestão de stakeholders. Dessa forma, este estudo exploratório procura enriquecer o debate emergente sobre a divulgação dos ODS entre as empresas dada a importância de investigar as práticas de sustentabilidade que são comunicadas por meio de relatórios de sustentabilidade, servindo como instrumento para avançar em direção à sustentabilidade.
O problema de pesquisa foi o de investigar as práticas de sustentabilidade divulgadas por uma empresa a partir de seus relatórios públicos, utilizando teorias relacionadas à sustentabilidade corporativa e gestão de stakeholders. O objetivo do estudo busca analisar os aspectos sustentáveis, a responsabilidade social corporativa e os stakeholders de uma empresa cervejeira, a partir dos seus relatórios públicos, além de relacionar as práticas sustentáveis identificadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável determinados pela ONU.
Uma definição abrangente do conceito de sustentabilidade seria a capacidade de conservação que um sistema possui a longo prazo, integrando e equilibrando os princípios de viabilidade econômica, ambiental e social (ALMEIDA, 2002). Stakeholder é o indivíduo ou grupo, que afeta ou é afetado, de forma direta ou indireta pelo propósito de uma empresa (FREEMAN, 2010). Carroll (1979) propôs um modelo tridimensional de performance social para promover uma análise multidimensional da RSC, a partir de três dimensões específicas: categorias, questões sociais e posicionamento de resposta social.
Para esta pesquisa adotou-se o método do tipo estudo de caso. Primeiro foi necessário compreender o tema analisado. Em seguida, as atividades consideradas fundamentais à sustentabilidade da empresa para assim, identificar as principais ações e políticas de caráter ético e sustentável empregadas dentro do domínio destas atividades, realizando o levantamento dos dados que possam validar ou não a eficiência de tais medidas. Por fim, com os dados identificados foi possível realizar a análise crítica com a literatura e estudos anteriores, dados noticiários relacionados e divulgados pela mídia.
A empresa afirma ter 13 dos 17 ODS’s totais incorporados em sua estratégia de negócios e como os mais alinhados à atuação da empresa. Ademais, nos seus relatórios sobre sustentabilidade, identificou-se que a companhia menciona 6 temas específicos como os pilares para o cumprimento das suas metas globais de desenvolvimento sustentável. Contudo, possui o maior número de punições desferidas pelo CONAR por 4 anos seguidos. Alguns projetos expostos pela empresa que possuem relação de benefício com seus clientes e consumidores são refletidos na entrega de produtos em formato de serviços.
Conclui-se, a partir da análise, que a empresa possui recursos e ideias relacionados à sustentabilidade social e ambiental. Contudo, a visão sustentável gerada pela empresa não se alinha no sentido de adotar comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, que incorpora a ideia de sustentabilidade corporativa apresentada por Almeida (2002). Uma limitação deste estudo é a ausência de informações mais detalhadas. Por fim, pesquisas futuras poderão aprofundar com mais detalhes as informações apresentadas e compreender mais a fundo de que modo as empresas contribuem para os ODSs.
ALMEIDA, F. O Bom Negócio da Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. FREEMAN, E. R. et al. Stakeholder theory: the state of the art. New York: Cambridge Press, 2010. CARROLL, A. A Three Dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of Management Review, v. 4, p. 497-505, 1979.