Resumo

Título do Artigo

Cidades Sustentáveis: uma análise bibliométrica nacional e internacional
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Silvio Roberto Stefani
- Universidade Estadual do Centro-Oeste Responsável pela submissão
2 - Kamilla Fernandes Correa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - UNICENTRO
3 - Ana Lívia Bobato Procidonio
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Engenharia civil
4 - Thiago Spiri Ferreira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

Reumo

As cidades sustentáveis são os tipos de assentamentos mais duráveis que os humanos podem construir. Ela é capaz de fornecer um padrão de vida aceitável sem causar danos graves ao ecossistema. O conceito de cidades sustentáveis exige a criação de uma nova lógica de operação, gestão e crescimento.
O objetivo geral desse estudo foi desenvolver uma análise bibliométrica nas Bases de dados nacional e internacional e apresentar uma agenda de pesquisa do tema.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) correspondente a Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), este é uma medida adotada no ano de 2015 sobre o Desenvolvimento Sustentável, ao todo é composto por 17 objetivos e 175 metas no Brasil a serem atingidas até o ano de 2030 (IPEA, 2019). A partir deles, a ONU pretende promover uma agenda de desenvolvimento que pretenda garantir um futuro melhor tanto para a humanidade como para o planeta Terra (ONU, 2015).
A presente pesquisa caracteriza-se como uma análise bibliométrica de caráter descritivo. Por sua vez, a análise bibliométrica e a sua representação do conhecimento para avaliar uma produção científica, baseiam-se conceitualmente em três leis fundamentais, sendo consideradas as Lei de Bradford (produtividade de revistas) e a Lei Lotka (produtividade dos autores). A pesquisa considerou os artigos completos publicados em revistas acadêmicas, com a linguagem em inglês e português, utilizando como palavras chaves: “Sustainable cities” e “SDG 11” e "Cidades Sustentáveis" e "ODS 11", de 2017 a 2021.
Foram analisados 38 artigos em português e 935 artigos em inglês, identificando as variáveis: ano, quantidade de artigos por autor, revistas publicadas. Os resultados apontaram que o maior número de artigos que foram publicados no ano de 2020 em português englobando um total de 11 artigos e mais 332 artigos em inglês com mais artigos publicados em 2021. Com o presente trabalho, foi possível compreender que o desenvolvimento sustentável nas cidades sustentáveis é a chave para equilibrar o desenvolvimento econômico e proteger o meio ambiente.
Com o presente trabalho, foi possível compreender que o desenvolvimento sustentável nas cidades sustentáveis é a chave para equilibrar o desenvolvimento econômico e proteger o meio ambiente. É importante ter acesso às informações para aprofundar a discussão do tema e encontrar o engajamento necessário para que os políticos e os responsáveis pela manutenção e construção das cidades possam, de forma geral, ver a importância e os benefícios dos produtos urbanos sustentáveis para seus moradores.
ARAÚJO, A. C. M; OLIVEIRA, V. M. e CORREIA, S. E. N. Consumo sustentável: Evolução temática de 1999 a 2019. Revista de Administração Mackenzie, 22(2), 1–34, 2021. BENTO, S; CONTI, D. de M; BAPTISTA, R. e GHOBRIL, C. As Novas Diretrizes e a Importância do Planejamento Urbano para o Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. v. 7, n. 3, p. 469-488, 2018. PEREIRA, D.; SIMPLÍCIO, E.; DONADI, P. Cidades Sustentáveis. Disponível em:< https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/bisus/bisus2019/Desafio16.pdf>. Acesso em 31 março de 2022.