Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE CUSTO E RENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE AÇAÍ E CACAU NA AGRICULTURA FAMILIAR DA AMAZÔNIA
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Jéssica Gomes de Lima
Universidade do Estado do Amazonas - ESO
2 - Leandro Marcondes Carneiro
Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Ciências Sociais Responsável pela submissão

Reumo

A agricultura familiar exibe grande capacidade produtiva, contribuindo de forma efetiva para o abastecimento do país, mesmo com o pouco acesso à terra, ao crédito e às inovações tecnológicas. No contexto da agricultura familiar da Região Norte do Brasil, destacam-se as produções do açaí e do cacau. Notabiliza-se a relevância de explorar e pesquisar sobre as cadeias produtivas da região amazônica, com ênfase, no nesses dois produtos que se destacam de forma expressiva: o açaí e o cacau.
O presente estudo propõe-se analisar os custos de produção e a rentabilidade da produção de açaí e cacau dentro da agricultura familiar na Região Norte do Brasil, entre o período de 2016 a 2021, a partir dos dados disponibilizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
A compreensão de quanto custa determinada produção permite que o negócio seja mais lucrativo e rentável. O custo de um produto agrícola deve especificar a soma dos valores de todos os recursos (insumos e serviços) utilizados na atividade agrícola, em certo período de tempo. Os custos de produção se mostram ferramentas eficientes na avaliação dos empreendimentos agropecuários. Subsidiam na decisão sobre investimentos e permitem identificar pontos sensíveis na rentabilidade e na produtividade.
Trata-se de pesquisa descritiva, utilizando dados secundários e pesquisa documental e abordagem quantitativa. Os dados utilizados foram obtidos da CONAB, a partir da Norma Metodologia do Custo de Produção tem sido observada por entidades públicas e privadas como fonte de informação (CONAB, 2010). A análise dos custos de produção do açaí e do cacau, a partir da disponibilidade dos dados, é de propriedade rural familiar dos municípios de Igarapé-Mirim e Medicilândia, respectivamente, dentro no período de 2016 a 2021, ambos localizados no estado do Pará.
Os custos com a lavoura representam de 86% e 80% do custo total de produção do açaí e do cacau, respectivamente. Na produção do açaí, notou-se na análise dos componentes de custo que a produção tornou menos dependente da mão-de-obra. Por outro lado, observou-se um incremento nos gastos com fertilizantes e aluguel de máquinas. Já no cacau, nota-se que a mão-de-obra se manteve constante ao longo do período analisado. Também se destaca a dependência do uso de fertilizantes e agrotóxicos.
Os resultados demonstrarem um ótimo panorama dos custos de produção. Constatou-se que a produtividade média é maior que o ponto de equilíbrio. Isso determina que as produções atuam de forma a proporcionam a possibilidade de obter lucros. Salienta-se que o uso e controle dos instrumentos de contabilidade de custos possibilitam ao produtor rural um domínio sobre a rentabilidade da sua propriedade.
CONAB. Custos de produção agrícola: a metodologia da Conab. Brasília: Governo Federal, 2010. CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade rural uma abordagem decisorial. São Paulo: Atlas, 1993.