Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade Social Corporativa como ferramenta do setor Turístico no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Lenise David da Silva
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - CCSH Responsável pela submissão
2 - Eduardo Botti Abbade
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Departamento de Ciências Administrativa

Reumo

Falta menos de uma década para que a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável termine e eles estão longe de serem alcançados, sendo que ficaram ainda mais distantes devido à pandemia da COVID-19. Nesse sentido, o presente estudo, caracterizado como ensaio teórico com evidências bibliométricas, oferece uma perspectiva teórica sobre a introdução de ações de RSC no alcance dos ODS em empresas do setor turístico. Como resultado, o estudo evidencia a necessidade de mais pesquisas relacionadas aos ODS nas práticas de RSC do setor de turismo, embora o turismo seja mencionado em três dos 17 ODS, a academia não tem dado a mesma relevância que a ONU para o papel do turismo no alcance dos ODS. O estudo também enfatiza a urgência das empresas que compõem o setor turístico engajar-se em práticas de RSC que contribuam para os ODS, em particular o ODS 11 e 10, pois cidades e comunidades sustentáveis devem ser o alicerce da operacionalização da atividade turística, bem como a redução das desigualdades entre as regiões, uma vez que o turismo tem potencial para empoderar e promover a inclusão social, econômica e garantir a igualdade de oportunidade.
There is less than a decade left for the 2030 agenda of the Sustainable Development Goals to end and they are far from being achieved, and they have become even further away with the COVID-19 pandemic. In this sense, the present study, characterized as a theoretical essay with bibliometric evidence, offers a theoretical perspective on the introduction of CSR actions to achieve the SDGs in companies in the tourism sector. As a result, the study highlights the need for more research related to the SDGs in the CSR practices of the tourism sector, although tourism is mentioned in three of the 17 SDGs, academia has not given the same relevance as the UN to the role of tourism. within the scope of the SDGs. The study also emphasizes the urgency of companies that make up the tourism sector to engage in CSR practices that contribute to the SDGs, in particular SDGs 11 and 10, as sustainable cities and communities must be the foundation for the operationalization of tourism activity, as well as the reduction of inequalities between regions, since tourism has the potential to empower and promote social and economic inclusion and guarantee equal opportunities.