Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIOS CIRCULARES COMO MEIO DE PROMOÇÃO DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DO CONSUMIDOR: a proposição de um framework
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Adayanna Teberges Dantas Queiroga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PPGA -CH- UFCG Responsável pela submissão
2 - Patrick Elf
Middlesex University - Business School
3 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Administração

Reumo

Este ensaio teórico se propõe a analisar como os modelos de negócios circulares podem atuar como meio de promoção do comportamento sustentável do consumidor. Isto possibilita compreender as oportunidades e extensões que os elementos desses modelos de negócios possuem para atuar como força positiva de transição para a economia circular. Para tanto, realizou-se uma pesquisa natureza qualitativa e exploratória da literatura sobre a temática, a fim de propor um framework com tais elementos. Após revisão da literatura-chave discutindo modelos de economia circular, foram escolhidos três modelos de negócios no estudo que tem maior potencial para influenciar o consumidor: compartilhamento, produto como serviço e extensão do ciclo de vida. Esses modelos de negócios foram escolhidos por apresentar estratégias mais próximas ao consumidor, possibilitando o aumento dos consumidores a mudar seus comportamentos.
This theoretical essay aims to analyze how circular business models can act as a means of promoting sustainable consumer behavior. This makes it possible to understand the opportunities and extensions that the elements of these business models have to act as a positive force for the transition to the circular economy. Therefore, a qualitative and exploratory research of the literature on the subject was carried out, in order to propose a framework with such elements. After reviewing the key literature discussing circular economy models, three business models were chosen in the study that have the greatest potential to influence the consumer: sharing, product as a service and life cycle extension. These business models were chosen because they present strategies closer to the consumer, enabling the increase of consumers to change their behavior.