Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS COM MISSÃO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA DO FENÔMENO A PARTIR DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Icaro Roberto Azevedo Picolli
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Administração Responsável pela submissão
2 - Anete Alberton
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Tatiani Schmitt
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Univali

Reumo

Os Negócios com Missão Social vêm apresentando impacto positivo para o desenvolvimento social, marcado pelo sucesso em diversos campos sociais. A importância do negócio reside no fato de, por meio da criatividade do ser humano, proporcionar inovações capazes de transformar e mudar a vida das pessoas. É neste contexto que este estudo se insere e que busca associar à Teoria dos Stakeholders, cuja proposta sugere que os gestores dos negócios devem formular e implementar processos que satisfaçam a todos, não apenas aos grupos interessados dos negócios.
O estudo tem como objetivo analisar como se constroem e mantêm as relações entre os Negócios com Missão Social e seus stakeholders. Este estudo justifica-se pela mediação entre os debates decorrentes e produzidos na academia, pelas temáticas que abrangem a Teoria dos Stakeholders e pelos Negócios com Missão Social. Pesquisas abordando vários stakeholders levantam questões sobre quem e o que realmente importa (Freeman & Reed, 1983), isto é, quem incluir como partes interessadas e quais reivindicações abordar, uma vez que o sucesso dos Negócios com Missão Social demanda das relações mútuas.
Os Negócios com Missão Social são, organizações com ou sem fins lucrativos, que cria um impacto social positivo, ou uma organização que combina uma dimensão corporativa e social com um objetivo de missão social. O estudo está fundamentado na Teoria de Stakeholders, como qualquer indivíduo ou grupo que possa afetar a obtenção dos objetivos organizacionais (Freeman & Mcvea, 2005), e também, utiliza para análise o modelo de Savage et al. (1991), que criaram uma matriz classificando os stakeholders em quatro grupos, é possível identificar o grau de influência de cada um dentro da organização.
Trata-se, de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, na forma de multicaso, em quatro Negócios como Missão Social em Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com gestores, coordenadores e educadores. O roteiro de entrevistas foi elaborado a partir da revisão bibliográfica, e posteriormente revisado por um painel de especialistas. Foi utilizado a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Além disso, utilizou-se como apoio do software Microsoft Excel ® para a categorização dos dados.
O resultado revelou dois grupos, o primeiro stakeholders dispostos, que estão as Universidades, pessoas físicas, empresa pública, pessoas jurídicas, usuários e funcionários. Esses apoiam as práticas dos Negócios com Missão Social, e apresentam pouco potencial de ameaças (Savage et al. 1991). É importante uma comunicação clara e participativa (Farmaki 2019). Já o grupo ambíguo, temos integrado os políticos, Secretaria de Educação e Município. É necessário que os Negócios com Missão Social se aproximem desse grupo, indicando quais são as vantagens de cooperar, fazendo que migrar para dispostos.
A classificação dos stakeholders envolvidos nos Negócios de Missão Social, são os disposto e ambíguo. O estudo revelou ainda que a maioria dos stakeholders envolvidos nesse tipo de negócios buscam cooperar com o seu desenvolvimento. Entretanto, destaca-se que aos stakeholders do grupo ambíguo, há necessidade de um acompanhamento e mais atenção. Neste sentido, é aconselhado que o negócio faça o apontamento para esses stakeholders das vantagens de cooperar com o seu negócio. Estudos futuros sugere-se a investigação da visão dos stakeholders sobre a sua atuação em Negócios com Missão Social.
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70. Farmaki, A. (2019). Corporate social responsibility in hotels: a stakeholder approach. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 31(6), 2297-2320. Freeman, R. E., & McVea, J. (2005). A stakeholder approach to strategic management. The Blackwell handbook of strategic management, 183-201. Savage, G. T., Nix, T. W., Whitehead, C. J., & Blair, J. D. (1991). Strategies for assessing and managing organizational stakeholders. Academy of management perspectives, 5(2), 61-75.