Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento de aventais de segurança a partir do reaproveitamento de banners de PVC
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Camila Santos Doubek Lopes
- Departamento de Design Responsável pela submissão
2 - Beatriz Mariana Costanzi
-
3 - Jordana de Oliveira Bennemann
-
4 - MARIA JOSÉ SARTOR
-

Reumo

O percurso metodológico deste trabalho, que ocorreu no âmbito do Projeto de Extensão (UEL), foi norteado pela matéria-prima disponível, a lona de PVC, e a pandemia de COVID-19, com análises na perspectiva da Economia Circular, ACV e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A equipe de projeto detectou a necessidade de EPI para trabalhadores de uma cooperativa de reciclagem, então o avental de lona de PVC começou a ser projetado e testado.
O objeto de estudo deste trabalho, o desenvolvimento de um produto a partir de matéria prima residual, surgiram da necessidade das cooperativas de catadores de Londrina, e para a sua realização contou com o trabalho de dois grupos produtivos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo desta pesquisa foi fornecer aventais de segurança para cooperados, gerar renda para grupos de costura e dados técnicos para embasar futuros reaproveitamentos da lona de PVC, reinserindo-o no processo produtivo, conforme o conceito da Economia Circular.
Conceitos diversos foram inseridos de forma a embasar as discussões ao final do trabalho. Inicialmente a constituição química da lona de PVC (SPINACÉ; DE PAOLI, 2005, NAJELISKI et al., 2017, JUNG et al., 2015), seguidamente a Política Nacional De Resíduos Sólidos, Economia Circular e Análise de Ciclo de Vida (Brasil, 2010, KORHONEN; HONKASALO; SEPPÄLÄ, 2017, MANZINI, VEZZOLI, 2011,GEISSDOERFER et al., 2016) e Economia solidária (CORNELIAN, 2006).
Quanto ao método de abordagem, esta pesquisa é dedutiva e sua natureza aplicada. O objetivo é exploratório, e quanto aos procedimentos, adotou-se diferentes abordagens metodológicas conforme a fase de trabalho: (i) Fundamentação teórica: pesquisa bibliográfica; (ii) projeto do avental 1: Design Science Research; (iii) survey 1: entrevista por pautas; (iv) ensaio de desgaste da lona de PVC: metodologia experimental. Os resultados foram analisados à luz das teorias da Economia Circular, PNRS, ACV e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Os dois processos de estudo, projeto de avental, produção, distribuição, e survey nos mostraram que o avental feito à partir da lona de PVC é útil como EPI para operadores de esteira de triagem em cooperativas de reciclagem, são de fácil higienização, e com bom ajuste ergonômico. Entretanto, a falta de maleabilidade da lona limita os movimentos do usuário, e promove aquecimento corporal intenso, a ponto de ser inviável utilizá-lo dos meses quentes. Paralelamente, os grupos de costura tiveram incremento de renda durante o período de produção dos aventais.
A iniciativa de produzir aventais de lona para cooperados não funcionou a contento, mas a geração de renda, sim. A PNRS define a responsabilidade do produtor/comerciante da destinação deste resíduo, mas, no Brasil, cabe ao poder público custear o manejo da lona de PVC até os aterros ou lixões, entupindo a natureza com mais plástico. Nesse cenário essa pesquisa colabora com dados técnicos sobre este material, para que sua reutilização possa ser aprimorada reinserindo-o no ciclo produtivo para diminuir seu impacto ambiental, como reza a ACV e a Economia Circular.
BRASIL, Lei N° 12.305 de 02 de agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). GEISSDOERFER, M. et al. The Circular Economy – A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, v. 143, p. 757–768, fev. 2017. JUNG, A. A. et al. Projeto Relona: reaproveitamento de lonas de banner. In: 4º Fórum Internacional Ecoinovar, Santa Maria, 2015. KORHONEN, J.; HONKASALO, A.; SEPPÄLÄ, J. Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics, v. 143, p. 37–46, 1 jan. 2018. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos