Resumo

Título do Artigo

REVISÃO SISTEMÁTICA EM EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: EM BUSCA DE UMA CONFIGURAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Benedita Marta Gomes Costa
- Curso de Administração Responsável pela submissão
2 - Joana Stefanny Gomes Costa dos Santos
-
3 - Felipe Estevam Costa dos Santos
-
4 - Elzilene Gomes Costa
- Geografia; Direito

Reumo

No atual cenário é comum a percepção dos empresários da necessidade de explorar oportunidades econômicas apresentadas por falhas de mercado relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Nesse campo tem-se observado a implementação e difusão de produtos (bens ou serviços), processos ou práticas radicalmente novos ou significativamente melhorados que reduzam o uso dos recursos naturais e minimizem a liberação de substâncias nocivas ao longo de todo o ciclo de vida (Eio, 2013). Os empreendedores são motivados por fatores além da obtenção de lucros.
Amparados nas reflexões sobre a compreensão do empreendedorismo sustentável, em torno de 1.600 estudos foram desenvolvidos no período de 1990 a 2018, conforme apontam dados da plataforma Web Of Science. Indicam que a pesquisa embora esteja na fase embrionária vem apresentando profusão de ideias. Essa dinâmica pode ser observada ao se constatar que 70% dos estudos publicados nos últimos cinco anos em torno da temática empreendedorismo sustentável foram publicados nos últimos 28 anos.
Empreendedorismo sustentável é definido como uma forma inovadora de se empreender, tendo em vista ser orientado para o mercado e baseado na criação de valor econômico e social por meio de inovações institucionais, ambientais e socialmente benéficas (Bergset, L,1616 Fichter, 2015; Schaltegger & Wagner, 2011; Shepherd & Patzelt, 2011; Hockerts & Wüstenhagen, 2010). Bell & Stellingwerf (2012) argumentam, ainda, que um empreendimento só pode ser rotulado de empreendimento sustentável se houver um equilíbrio entre o social, ambiental e o econômico.
Sobre o ambiente para a coleta de informações elegeu-se o portal Web of Science (WoS), disponível na plataforma do Institut for Scientific Information (ISI) Web of Knowledge. A busca da literatura foi restrita ao termo “sustainable entrepreneurship” somente no título de forma justaposta. Essa opção se deu em função de se compreender que ao anunciar o título o autor busca de forma clara, breve e objetiva apresentar o conteúdo que será exposto ao longo do texto.
Em uma análise de todas as categorias foi percebida ausência de discussões em torno dos temas vinculados ao processo empreendedor, que consiste em apresentar dados referentes a star-up e spin-off conforme já diagnosticado por Kraus et al (2018). Nessa linha também foi observada a escassez de pesquisas voltadas para analisar o tema “Incubadora e sistemas de apoio ao empreendedorismo”.
A revisão sistemática de literatura sobre o tema empreendedorismo sustentável permitiu compreender o processo de desenvolvimento dos estudos apontando para os autores, revistas e instituições proeminentes na área. Apontou ainda para os diferentes temas de pesquisas que vinculam as dimensões da sustentabilidade e do empreendedorismo.
Aghelie, A., Sorooshian, & S., Azizan, N. A. (2016). Research Gap in Sustainopreneurship. Indian Journal of Science and Technology, v. 9, n. 12,. http://doi.org/10.17485/ijst/2016/v9i12/77648. Anand, S. (2011). Sustainable Entrepreneurial Models: Understanding the Entrepreneurial Conundrum. E-Business, Management And Economics (ICEME 2011).