Resumo

Título do Artigo

ECOINOVAÇÃOAPLICADA AO CUIDADO INFANTIL: FRALDAS DE PANO ECOLÓGICAS, UMA PROPOSTA MODERNA E SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ANDRE ORSI BOOS
Universidade de Blumenau - FURB - FURB
2 - Linda Jessica De Montreuil Carmona
- Fundação Universidade Regional de Blumenau Responsável pela submissão

Reumo

Nascemos, crescemos, envelhecemos e partimos, esse é o ciclo da vida humana, em média, 80 anos. Contudo, estima-se que uma fralda descartável levará até 500 anos para se decompor. E é a análise desse efeito colateral que dá origem a este relato. De acordo com a literatura, a ecoinovação é fruto de ações sustentáveis, que visam o desenvolvimento de processos e produtos inovadores que promovam a sustentabilidade.
Considerando o impacto ambiental, o propósito deste relatório é apresentar uma análise comparativa entre dois modelos de produtos: as fraldas descartáveis e a ecoinovação representada pelas fraldas ecológicas. A análise tem como base os dados fornecidos pela empresa Fraldas do Sul, produtora de fraldas ecológicas localizada na cidade de Blumenau/SC, no período de 3 anos, tempo médio no qual a criança utiliza fraldas. De acordo com a empresa pesquisada, um bebê utilizará uma média de 7 mil fraldas descartáveis antes do desfralde.
Dois eixos de análise da situação problema estão presentes neste relato: o primeiro, a preocupação com o descarte de fraldas descartáveis na região; o segundo, o descarte de pano, sobrante da produção de fraldas ecológicas da empresa investigada.
As fraldas ecológicas são laváveis e reutilizáveis, permitindo um ciclo de reuso de até 500 lavagens. Além disso, são de tamanho único, isso quer dizer que uma criança irá utilizar a mesma fralda do nascimento ao desfralde. Novos produtos manufaturados com retalhos sobrantes do processo de produção complementam o portfólio de produtos ecológicos e reutilizáveis.
Empresas como a Fraldas do Sul, oferecem uma proposta reutilizável e de tamanho único, permitindo que a mesma fralda seja utilizada do nascimento ao desfralde. Novos produtos oriundos da matéria-prima que seria para descarte, contribuem para a redução do índice de descarte da Fraldas do Sul, diminuindo de 16,7% a média por mês antes dos novos produtos e reduzindo 11,2% do índice após a confecção e comercialização dos novos produtos e para 5,5% após 2020.
A contribuição deste relato reside na conscientização sobre os efeitos nocivos do descarte e na disponibilização de uma ecoinovação no cuidado infantil, como são as fraldas ecológicas além da economia familiar. Famílias adeptas ao uso das fraldas ecológicas são beneficiadas diretamente no seu orçamento familiar, pois a economia por filho pode representar milhares de reais por ano e toneladas de lixo a menos no meio ambiente.