Resumo

Título do Artigo

Análise da aceitação do consumidor na remanufatura: Uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Vinicius Marques Almeida
Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC/USP) - EESC / USP Responsável pela submissão
2 - Iara Tonissi Moroni
Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC/USP) - Engenharia de Produção

Reumo

Nas últimas décadas a preocupação com o gerenciamento do fim de vida útil dos produtos vem crescendo e a remanufatura é uma das alternativas. Sua criação ocorre a partir da combinação de peças reutilizadas e novas (HATCHER, IJOMAH;WINDMILL, 2011). A aceitação dos produtos remanufaturados pelos consumidores é de extrema importância para a adoção de maneira efetiva dos conceitos da economia circular. Por fim, o sucesso das cadeias de suprimentos de circuito fechado depende da aceitação do consumidor destes produtos, mas pouco se sabe sobre como os consumidores valorizam esses produtos.
O objetivo é analisar como ocorre a aceitação do consumidor de produtos remanufaturados no setor de autopeças. Existem poucos estudos que exploram a aceitação do consumidor de produtos remanufaturados. Tal entendimento é de essencial para empresas e governos entenderem a percepção do mercado sobre estes produtos para sua implementação, difusão e adoção da economia circular.
Os mercados podem ser um importante indutor da eficiência no uso dos recursos e da transição para a EC, mas existem barreiras a serem superadas uma vez que a atual infra-estrutura, os modelos de negócio e as tecnologias disponíveis deixam a economia truncada no modelo linear (COM, 2014). Os consumidores estão mais conscientes em relação à preservação ambiental, porém, até o momento, não demonstraram estarem determinados a substituírem produtos novos por remanufaturados (Hazen, Mollenkopf, Wang, 2017).
O trabalho tem caráter exploratório e descritivo uma vez que busca maior familiaridade com o tema e explicitá-lo a partir de uma revisão sistemática (RS) sobre a aceitação de produtos remanufaturados, assim seguiu-se os passos descritos por Cronin et al. (2008) e Conforto Amaral e Silva (2011). A revisão adotada na pesquisa, foi dividida em: objetivo, formulação da questão de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, seleção e acesso a literatura, avaliação da qualidade da literatura e análise e resultados.
A partir da leitura dos artigos foi possível observar uma baixa aceitação dos consumidores de produtos remanufaturados principalmente pela falta de conhecimento do processo produtivo e uma percepção de baixa qualidade, associando-os a produtos de segunda mão. Assim, normalmente há uma preferência por produtos novos (Moosmayer et. al., 2020). A intenção de compra e a disposição a pagar de produtos remanufaturados é baixa por diversos motivos. Dentre eles há: a falta de consciência do processo, riscos percebidos, percepção de baixa qualidade, reputação, normas sociais e falta de confiança.
Utilizou-se a revisão sistemática da literatura como método e verificou-se o número de produções sobre o tema que foram de 27 artigos sobre esta temática. A maior parte dos artigos trata da China e são escritos por dois ou três autores. O número de artigos da temática vem aumentando gradualmente. Por fim, a aceitação de produtos remanufaturados é baixa, com baixa intenção de compra, devido a fatores como risco percebido e falta de conscientização. Deve-se difundir o conhecimento do processo produtivo e seus benefícios ambientais e financeiros.
EMF - ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Towards the circular economy - Vol. 1: Economic and business rationale for an accelerated transition. Isle of Wight: EMF, 2012. Ijomah W. L., et al. Development of design for remanufacturing guidelines to support sustainable manufacturing. Robot Computer Integrated Manufacture, 2007. CRONIN, P.; RYAN, F.; COUGHLAN, M. Undertaking a literature review: a step-by-step approach. British Journal of Nursing, 2008. MOOSMAYER, Dirk C. et al. Strategic and operational remanufacturing mental models: A study on Chinese automotive consumers buying choice, 2020.