Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE METÓDO DE AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL AOS DESASTRES NATURAIS – CASO RODOVIA BR-280, EM SANTA CATARINA
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Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - JESSICA PRATS RASPINI
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Centro Tecnológico Responsável pela submissão
2 - Lucila Maria de Souza Campos
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3 - Caroline Helena Rosa Lopes
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Reumo

O modal rodovia?rio possui participac?a?o predominante na matriz de transporte de cargas e pessoas no Brasil, sendo responsa?vel por 66,2% das cargas regionais transportadas nacionalmente (EPL, 2021) . Contudo, as mudanc?as clima?ticas te?m ocasionado efeitos significativo sobre a infraestrutura das rodovias (BLES, 2015). Os impactos nas rodovias variam de acordo com as vulnerabilidades caracteri?sticas de cada via. Identificar a vulnerabilidade da via, portanto, e? necessa?rio para a adaptac?a?o da mesma aos efeitos dos extremos clima?ticos (UNTERSTELL, 2017; BLES, 2015).
A rodovia BR-280, em Santa Catarina, liga o litoral norte com o oeste do estado, totalizando 316,4 km de extensa?o. Tal rodovia e? de significativa importa?ncia no contexto socioecono?mico para o estado. Todavia, diversos trechos da BR-280/SC te?m sido constantemente afetados pelas chuvas intensas e demais eventos clima?ticos extremos. Desta forma, o objetivo principal do presente estudo consiste em propor um me?todo de mapeamento da vulnerabilidade ambiental das rodovias. A indicac?a?o dos trechos cri?ticos auxilia o processo de gestão das vias.
A vulnerabilidade da malha rodoviária é descrita como uma medida de suscetibilidade a desastres meteorológicos e da incapacidade de resistir aos efeitos adversos e restaurar sua condição inicial (YANG et al., 2013). Ainda, a vulnerabilidade da malha rodoviária é função da exposição e da capacidade adaptativa do sistema, sendo que a determinação da exposição é necessária para subsidiar a definição de critérios para a escolha dos elementos da infraestrutura rodoviária com potencial de serem afetados negativamente pelos efeitos da mudança climática (FHWA, 2012).
O método empregou o Processo de Análise Hierárquica (AHP) e o Sistema de Informação Geográfica (SIG) a fim de identificar os níveis de vulnerabilidade aos quais a rodovia BR-280 está sujeita, levando em consideração características naturais (declividade do terreno, geologia, pedologia, cobertura vegetal, hidrologia e precipitação do local de estudo) e antrópicas (uso e ocupação da terra e volume médio diário de tráfego) da via.
A maior parte da BR-280/SC foi classificada como alta vulnerabilidade ambiental (48%), seguida pelas classes de média (43,9%) e muito alta (8,1%). Não foram identificadas regiões de baixa e muito baixa vulnerabilidade ambiental. Constata-se que as áreas classificadas como muito alta vulnerabilidade ambiental estão concentradas, principalmente, no município de Guaramirim. Os municípios de Araquari, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho e Mafra também apresentam locais de muita alta vulnerabilidade ambiental. Destaca-se, o alto volume de chuva, 2.174 mm a 2.350 mm, ao qual parte desta região está sujeita
O estudo indica os trechos críticos da BR-280, em Santa Catarina, que merecem a devida atenção por parte dos órgãos responsáveis pela gestão das rodovias federais, de modo a amenizar prejuízos e evitar as adversidades. O método aplicado neste estudo se mostrou simples e efetivo, podendo ser replicado em outras rodovias devido à relevância das variáveis selecionadas para compor o modelo. O método proposto é capaz de caracterizar a área de estudo e prover informações rápidas, estratégicas e relevantes para a gestão da malha rodoviária brasileira.
BERDICA, KATJA. An introduction to road vulnerability: what has been done, is done and should be done. Transport Policy, v. 9, n. 2, 2002, p. 117-127. BLES, Thomas; BESSEMBINDER, Janette; CHEVREUIL, Martial; DANIELSSON, Per; FALEMO, Stefan; VENMANS, Arjan. ROADAPT: roads for today, adapted for tomorrow. CEDR, 2015. FEDERAL HIGHWAY ADMINISTRATION (FHAW). Climate Change and Extreme Weather Vulnerability Assessment Framework. 2012. YANG, J; SUN, H.; WANG, L. LI, L; WU, B. Vulnerability Evaluation of the Highway Transportation System against Meteorological Disasters. Procedia - Social and Behav