Resumo

Título do Artigo

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIBULADOS (VANT) NA AGRICULTURA DE PRECISÃO COMO MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO NO SUDESTE PARAENSE
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Tais Santos de Carvalho
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) - Unifesspa
2 - Marcilene Feitosa Araújo
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA
3 - LAIZE ALMEIDA DE OLIVEIRA
- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Responsável pela submissão

Reumo

A ideia de se construir aeronaves não tripuladas surgiu inicialmente para operações de diversas aplicações. Mas de início, eram os militares que se utilizavam dessas tecnologias a fim de resguardar a vida de seus soldados. Então, enviavam os drones para que a vida humana fosse protegida. A tecnologia avança a passos largos em todos os setores, e não poderia ser diferente no campo (JORGE; INAMASU; DO CARMO, 2011). Logo, a agricultura de precisão (AP) encontrou nos VANTS - também chamados de Drones - uma solução para aplicações desenvolvidas no agronegócio. Este aparato, quando acoplado a outros
O desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS) se manifesta como uma tecnologia importante para o produtor rural, uma vez que o auxilia na tomada de decisão (OLIVEIRA; SANTOS; SERRATO NETO, 2018) por meio do uso de estratégias tecnológicas com a finalidade de alavancar a produção agrícola. Em outras palavras, o uso de tecnologias tem fomentado o desenvolvimento do agronegócio, sendo o setor de tecnologia, atualmente, um dos setores que mais cresce e se desenvolvem no Brasil, principalmente no que se refere a alimentação (FOZ, 2022).
Na atualidade, a agricultura busca pela segurança alimentar em todo o mundo, sendo assim, a introdução de novas tecnologias no campo se faz necessária, a fim de mitigar as problemáticas que podem gerar custos, sendo monitorados e evitados durante todo o processo de produção (GONZÁLEZ et al, 2016). Uma maneira de endossar a garantia de alimentos para a população do mundo, que vem crescendo todos os anos, é realizando o aprimoramento do uso de técnicas e tecnologias utilizadas na agricultura de precisão (ANDERSON, 2014). A introdução de tecnologias proporciona operações diversas como a fertiliza
Utilizou uma abordagem qualitativa com caráter descritivo. A entrevista contou com a participação de 10 Produtores (P) e 5 Profissionais Especializados (PE) no uso de drones no campo intencionalmente escolhidos por conveniência e acessibilidade. O instrumento de pesquisa foi validado por um profissional da área, por isso não foi realizado um pré-teste. A partir das informações obtidas realizou-se uma análise, através da matriz SWOT, a fim de demonstrar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que o uso de VANTS apresenta no campo.
A agilidade na utilização e capacidade de acesso a áreas que são de difícil acesso e que tratores não conseguem entrar, assim como não emissão de poluentes são pontos fortes. Menor local para estacionar os Vants uma vez que os equipamentos são de pequeno porte e não ocupam o espaço que os equipamentos tradicionais. É preciso um operador para realizar o serviço de operação de um Vants. Alguns preferem se profissionalizar e se tornarem pilotos a terem que contratar um profissional. Com o uso dessa tecnologia pelos pequenos produtores têm contribuído para o desenvolvimento da agricultura.
Com o emprego da tecnologia em campo, os dados são fornecidos com maior segurança e precisão. Os voos devem seguir as exigências dos órgãos regulamentadores e manter uma distância segura de zonas consideradas sensíveis quando realizado aplicações de produtos químicos para resguardar a saúde humana – uma vez que não é preciso haver um piloto embarcado - e evitar danos ambientais e ainda reduz a exposição do trabalhador a produtos tóxicos. Consegue identificar problemas que não são identificados somente através da vista (sem auxílio de lentes ou algum instrumento óptico.
AUSTIN, Reg. Unmanned Air Systems UAV Design, Development and Deployment, John Wiley and Sons. 2010. BARBEDO, Jayme Garcia Arnal. A review on the use of unmanned aerial vehicles and imaging sensors for monitoring and assessing plant stresses. Drones, v. 3, n. 2, p. 40, 2019. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2011 BATALHA, Mário Otávio; BUAINAIN, Antônio Márcio; SOUZA FILHO, HM de. Tecnologia de gestão e agricultura familiar. Gestão Integrada da Agricultura Familiar. São Carlos (Brasil): EDUFSCAR, p. 43-66, 2005.