Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO ORIENTADA PARA O CLIENTE: PANORAMA BIBLIOMÉTRICO
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Nilva Kock
Universidade de Blumenau - FURB - Universidade de Blumenau - Furb
2 - Jackson Glatz
Universidade de Blumenau - FURB - Universidade de Blumenau
3 - Linda Jessica De Montreuil Carmona
- Fundação Universidade Regional de Blumenau Responsável pela submissão

Reumo

Com o crescimento gradativo dos negócios e da facilidade de utilização da internet vem ocorrendo uma mudança expressiva tanto no comportamento de consumo como no padrão das demandas de consumo, resultando em consumidores que aguardam uma resposta mais ágil e uma disponibilidade maior das empresas. A inovação orientada para o cliente ajuda as empresas e seus gestores a desenvolverem continuamente tecnologia, produtos, processos e negócios em alinhamento com as necessidades atuais e emergentes dos clientes.
Ao ser a inovação orientada para o cliente um modelo de inovação aberta, os clientes e usuários têm um impacto significativo no processo e produto final da inovação, criando pressões e formulando recomendações. Apesar da sua importância, o conceito de inovação orientada ao cliente não tem recebido o adequado reconhecimento da Academia, constatando-se escassez de publicações sobre o assunto. Assim, este artigo bibliométrico, buscou-se apresentar o panorama publicado na literatura sobre geração de inovação orientada para o cliente.
A inovação criada com base nos clientes e usuários vem se tornando uma estratégia organizacional essencial para a sobrevivência frente à competição de mercado. E os desafios da colaboração para a geração de inovação, devem ser encarados pelas organizações atuais como um fator crucial. Assim, a melhoria na comunicação entre organizações, seus produtos e serviços e os seus clientes poderá criar uma melhor interação para o processo de geração de inovação. Estas interações devem respeitar algumas etapas: (1) geração de ideias; (2) desenho, testes e refinamento; (3) comercialização.
O método da pesquisa foi composto por duas etapas: análise bibliométrica e análise qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada em agosto de 2022 seguindo o protocolo de cinco etapas: (1) Localização e seleção das bases de dados; (2) Avaliação crítica dos estudos; (3) Coleta de dados; (4) Análise e apresentação dos dados e; (5) Interpretação dos dados. Após a leitura dos títulos, resumos e palavras-chave, 42 artigos foram selecionados para compor a amostra do presente estudo.
Como resultados, a análise dos artigos selecionados, de 1996 a 2022, indicam que o tema ainda é pouco explorado nas publicações, mas com crescimento cronológico ao longo dos anos, sendo visto como um diferencial para as organizações na geração de inovação. A literatura analisada classifica-se em 4 grupos ou clusters de artigos: focados em inovação de produto, inovação em serviços, inovação de processos e inovação no modelo de negócios.
Na busca pelo aperfeiçoamento da inovação nas empresas, elas têm buscado um modelo mais aberto, centrando-se nos tipos de inovação de produto, serviços, processos e modelos de negócios. Este artigo possui diversas contribuições: teórica, mediante o levantamento dos estudos sobre inovação orientada para o cliente e sua evolução acadêmica. Prática, para uma gestão com foco em novas possibilidades de inovar com orientação para o cliente. A contribuição social se centra nos benefícios trazidos pela inovação, tanto para o crescimento econômico, empregabilidade, evolução de produtos e organizações.
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