Resumo

Título do Artigo

Inovação Disruptiva
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ALEXANDRE MANGANDA
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - UNISUL Responsável pela submissão
2 - Jacir Leonir Casagrande
- Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
3 - NEI ANTONIO NUNES
- UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Reumo

Desde da pré existência à reverência da inovação disruptiva o estudo referente a este teor tem tido atenção, porque o foco das empresas nas tecnologias emergentes permitiu a oferta de novos produtos, serviços e processos, os quais impactam as estruturas de negócios existentes e o relacionamento com os clientes,adverte que identificar o potencial de disrupção de uma tecnologia é primordial para as empresas, a fim de realizar investimentos em tecnologias com potencial de impactar o mercado vigorosamente.Isso porque o potencial disruptivo de uma tecnologia que se apresenta os parâmetros poderoso.
Isso fica claro em uma pesquisa mundial realizada pela renomada pesquisas Hwang e Christensen (2008),sobre a Inovação Disruptiva, onde que 42% das empresas que designam metas individuais, somente 29% determinam metas para unidade de negócios, entretanto no estudo denominada causa mortis, um dos motivos para quebras das firmas nos primeiros cinco anos é o próprio comportamento e desempenho das empresas, No entanto,a relevância desta pesquisa,sendo ainda pouco explorada nas literaturas acadêmicas que abala o mercado objetivo da pesquisa é analisar as inovações disruptivas emergentes em empresa.
No entanto, com a gradativa diminuição das fronteiras entre os países ao redor do mundo, seja pela formação de blocos econômicos, seja pelos constantes avanços tecnológicos, as empresas se veem cada vez mais obrigadas a buscarem um diferencial competitivo no mercado que permita sua sobrevivência no cenário econômico mundial. Segundo Schumpeter(1934)defende que a inovação e a mudança ocorrem por meio de um espiral de atração mútua (clusters) onde um empreendedor de sucesso atrai outro empreendedor e assim os efeitos são multiplicados. Para as empresas, essas transformações criam a necessidade.
No entanto, para realização desta pesquisa , foram considerados os seguintes critérios, que assim estão divididos em duas etapas: (i) a delimitação metodológica; e (ii) seleção do portfólio de revisão sistemática de literatura (RSL). Esse estudo propõe como as inovações disruptivas emergem em empresas. Após essa análise, constatou-se que apenas 20 artigos estariam com alto grau de aderência, ou seja, perfeitamente alinhados com a proposta do estudo. Para análise do Ranking ABS foi baseado na guia de revisão do ano de 2021 e considerou aqueles periódicos que estariam ranqueados nos 3, 4, e 4*.
É factível afirmar, os resultados indicam que todos os fatores previstos foram confirmados. O mercado apresenta a maior quantidade de relações que influencia as empresas, que diante dos artigos que compõem o portfólio RSL,há uma boa pluralidade quanto a aplicação da inovação disruptiva dentro das empresas. Visto que , os artigos que têm o portfólio RSL detem relevância, visto que o seu alto número de citações pela comunidade científica (os 20 estudos mais relevantes representam 1358 citações, o que representa 90% das citações do portfólio bibliográfico analisado neste estudo).inexperiência.
(i)a delimitação metodológica; e (ii) seleção do portfólio de revisão sistemática de literatura (RSL). O critério metodológico considerou artigos com relevância científica, sendo que as bases de dados bibliográficas escolhidas foram a Scopus e a Web of Science. Desta forma, os principais resultados encontrados são: (i) Os periódicos que apresentaram maior frequência foram Journal of Product Innovation Management, Journal of engineer and technology management, Technological Forecasting and Social Change; (ii) Os anos de 2008 e 2022 tiveram maior quantidade de artigos com a temática da pesquisa.
Christensen, C.M., 1997, The Innovator's Dilemma, Harvard Business School Press. Gurses, K., Ozcan, P., 2015. Empreendedorismo em mercados regulamentados: concursos de enquadramento e ação coletiva para introduzir a TV por assinatura nos EUA. Acad. Gerenciar J. 58 (6), 1709-1739. Ernkvist, M., 2015. O nó duplo da tecnologia e da inovação do modelo de negócios na era do fermento das trocas digitais. Tecnol. Previsão. Soc. Chang. 99, 285-299. KASSICIEH, S. K.; KIRCHHOFFC, B. A.; WALSHA, S. T.; MCWHORTER, P. J. The role of small firms in the transfer of disruptive technologies.HAMEL, G.; PRAHALAD