Resumo

Título do Artigo

MANAUS: A METRÓPOLE DA AMAZÔNIA E O DESAFIO DE SE TORNAR UMA CIDADE INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Dra. Michele Lins Aracaty e Silva
Universidade Federal do Amazonas - Departamento de Economia e Análise Responsável pela submissão
2 - Nerine Lucia Alves de Carvalho
-

Reumo

Manaus, berço do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus, há 55 anos é responsável por gerar riqueza e propiciar emprego e renda. A instalação do PIM foi primordial para o processo de transformação da cidade de Manaus que se transformou uma cidade urbanizada, industrial e de elevado grau de concentração populacional. A Metrópole da Amazônia iniciou o processo de transformação para se tornar uma cidade inteligente e sustentável propiciando um ambiente integrado aos moradores e visitante, respeitando o meio ambiente e preparada para os desafios das mudanças climáticas e da escassez ambiental.
Problema: quais os principais desafios a serem superados para que Manaus torne-se no futuro uma cidade inteligente e sustentável? Objetivos. levantar as principais ações já implementadas e em andamento que contribuirão para o processo de transformação da cidade de Manaus numa cidade inteligente e sustentável, apresentar o diagnóstico industrial; apresentar as características urbanas e demográficas; discutir os principais gargalos e apresentar ações já implementadas;
A revisão de literatura está pautada no processo de industrialização de Manaus, considerada uma “cidade da floresta”, com elevado grau de urbanização, industrialização em decorrência da presença do Polo Industrial de Manaus (PIM) e que apresenta um expressivo crescimento populacional. A metrópole da Amazônia vem sendo alvo de vultosos investimento e parcerias para fomenta o seu processo de transformação para se tornar uma cidade inteligente e sustentável com base na Agenda 2030 e na Nova Agenda Urbana (NAU), mas ainda necessita superar os inúmeros desafios amazônicos.
Neste item, relata-se o percurso metodológico usado para atingir o objetivo de levantar as principais ações já implementadas e em andamento que contribuirão para o processo de transformação da cidade de Manaus numa cidade inteligente e sustentável. Para atingir tal propósito, utilizou-se de método qualitativo, com a finalidade exploratória e descritiva, por meio de pesquisa bibliográfica e documental fazendo uso de observações e análise de conteúdo com base em observações dos fatos e entendimento dos textos utilizados na construção do artigo.
Entre as principais ações já implementadas para transformar Manaus numa cidade inteligente e sustentável destacamos a prontidão tecnológica e a inovação oriunda das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), as instituições de pesquisa públicas e privadas, os centros tecnológicos já instalados na capital, a formação continuada do capital humano, as feiras e atividades implementadas para atrair novas empresas no segmento de tecnologia bem como as startups da floresta que aliam tecnologia, conhecimento tradicional e impulsionam a cadeia produtiva dos produtos da floresta..
Manaus iniciou o seu processo de transição em 2018 e segue a trajetória de se preparar para ambientes cada mais urbanos e habitados e terão que aprender a conviver com os efeitos das mudanças climática cada vez mais intensos, mas precisamos superar desafios: de uma mobilidade urbana mais inclusiva, ampliar os modais, revitalizar o centro histórico, melhorar a segurança, atrair investimentos em tecnologia e inovação com criatividade, melhorar o acesso dos seus habitantes à serviços e saneamento básico, destinar corretamente os resíduos e gerar emprego e renda na economia verde e circular.
ARAUJO, A; PESSOA, Z. O desafio das Cidades Sustentáveis: prós e contras de uma proposta para o desenvolvimento urbano. Anais XVIII ENANPUR 2019. Disponível em: http://anpur.org.br/xviiienanpur/anais. Acesso em: 10 mar. 2022. BROWDER, J. O. & GODFREY, B. J. Cidades da floresta: urbanização, desenvolvimento e globalização na Amazônia Brasileira. Manaus: EDUA, 2006. ONU. Organização das Nações Unidas. Habitat (Onu-Habitat). Nova Agenda Urbana. Quito: ONU, 2016. 54 p. 3ª Habitat III. Disponível em: ploads.habitat3.org/hb3/NUA-Portuguese-Angola.pdf. Acesso em: 10 nov. 2017.