Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM UM PROJETO
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Lana Rodrigues da Costa Farias
- UNIFOR Responsável pela submissão
2 - RANDAL MARTINS POMPEU
- Faculdade de Economia e Gestão
3 - MARCUS MAURICIUS HOLANDA
- Unifor

Reumo

Cresceu em relevância a Responsabilidade Social Universitária (RSU) nos diversos âmbitos acadêmicos, devido a seu subsídio para a formação de estudantes e comunidades socialmente responsáveis. A sociedade exige, gradualmente, que as universidades realizem uma prestação de contas sobre o modo como capacitam seus estudantes para o exercício profissional (Berto, 2013).Impactos sociais são regularmente subjetivos e complexos de se mensurar; um grande desafio para projetos e negócios sociais (Fabiani, Rebehy, Camelo, Vicente, & Mosaner, 2018).
Qual o impacto social dos cursos de capacitação profissional promovidos por uma Instituição de Ensino Superior particular na empregabilidade dos alunos? Para responder a essa questão central, definiu-se como objetivo geral avaliar o impacto social gerado por um projeto de capacitação profissional vinculado à área de Responsabilidade Social de uma IES particular na empregabilidade dos alunos, utilizando o estudo de caso da Universidade de Fortaleza (Unifor) e seu projeto Centro de Formação Profissional (CFP).
Os projetos e programas inseridos procuram acolher de maneira síncrona os interesses da organização e da comunidade em que operam, o que possui uma natureza estratégica, conforme enfatizam Oliveira e Leite (2014). A partir do contexto da RSE, surgem as primeiras discussões de Responsabilidade Social na Universidade (RSU). Vallaeys (2014) diz que a RSU representa o progresso do conceito de Responsabilidade Social. É válido ressaltar que o raciocínio da avaliação de impacto é o de que a própria política pública pode ser descrita por meio de uma cadeia causal (Batista & Domingos, 2017).
A presente metodologia foi executada nas seguintes etapas: primeiramente, revisão da literatura para averiguar a pertinência do tema e embasar as variáveis definidas para estudo. No segundo momento, elaboração do roteiro de entrevista para a Teoria da Mudança (TM) baseado em Ribeiro (2015), com elaboração do questionário para aplicação aos alunos egressos do CFP. A partir dos resultados obtidos, estrutura-se uma visão crítica acerca da ados impactos sociais.
A análise de impacto social deteve-se no enfoque básico, ou seja, não envolveu cálculo de adicionalidade e não deve ser apreciada como um nível de medição, uma vez que não inclui análise de cenário contrafactual (Insper Metricis, 2020).O resultado da empregabilidade dos alunos reflete o papel social da Unifor além da promoção da qualidade de vida e da produção de atividades ao desenvolvimento do Capital Humano e Social (Pompeu & Marques, 2013; Macedo, 2005). O resultado reflete a literatura de impacto social onde programas de educação básica, visam ganhos de longo prazo (Gertler et al., 2016).
O projeto CFP já impactou positivamente mais de 31 mil pessoas em seus 17 anos, o que impõe a necessidade da contínua inovação e atenção especial em sua estrutura de funcionamento. Os resultados revelam que, em todos os períodos pesquisados (2019, 2020 e 2021), a percepção da empregabilidade dos alunos comparando antes de sua participação no curso e após o término do curso foi crescente, ou seja, cresceu a percepção do aluno quanto à possibilidade da conquista do emprego.Em pesquisas futuras, pode-se adotar a medição com foco na causalidade.
Álvarez-González, P.; López-Miguens, M. J.; Caballero, G. (2017). Perceived employability in university students: developing an integrated model. Career Development International, 22(3), p. 280-299. Alves, J. T., Sarmento, M., & Duarte, M. (2017). Ética e Responsabilidade Social. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 29, 3-30. Bandura, A. (1989). Regulation of cognitive processes through perceived self efficacy. Developmental Psychology, 25(5), 729-735. Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.