Resumo

Título do Artigo

LEGISLAÇÕES E INDICADORES INTERNACIONAIS: SUBSÍDIO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA CADEIA PRODUTIVA DE AVES DE CORTE
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Lídia Tiggemann Prando
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - PPGCG Responsável pela submissão
2 - Elisete Dahmer Pfitscher
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Cse
3 - FABRICIA SILVA DA ROSA
-
4 - Nycole Edith Köhler
-

Reumo

No atual cenário, de preocupação com o futuro da oferta de água, os gestores da cadeia de aves de corte precisam mostrar que a utilização deste recurso em seus processos produtivos é adequada e com o menor dano ambiental A divulgação de informações sobre a água pelas empresas pode estabelecer uma imagem corporativa positiva e, eventualmente, afetar a qualidade dos relatórios financeiros. Ademais, o aumento das normativas ambientais e a cobrança dos clientes pela sustentabilidade dos serviços levam as empresas a seguir critérios e buscar estratégias para garantir a utilização consciente.
Com o intuito de direcionar as empresas sobre legislações, indicadores e diretrizes para evidenciação ambiental na cadeia produtiva de aves de corte. A problemática fica resumida na seguinte questão-problema: “Como se encontra a cadeia produtiva de aves de corte, quanto à construção de relatórios sobre a gestão de recursos hídricos?” O objetivo deste estudo foi fornecer subsídios à compreensão dos principais fatores avaliados internacionalmente nos relatórios e indicadores de gestão de recursos hídricos e auxiliar na construção de ações voltadas a gestão ambiental na cadeia de aves de corte.
O aumento das normativas ambientais e a cobrança dos clientes pela sustentabilidade dos bens e serviços levam as empresas a seguir critérios e buscar estratégias para garantir a utilização consciente da água. Os principais indicadores e diretrizes disponíveis para esse gerenciamento são: Sustainability Accounting Standards Board (SASB); Global Reporting Initiative (GRI); Climate Disclosure Standards Board (CDSB); UN Global Compact (CDP) e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, que consiste na revisão da literatura relacionada à temática abordada. Neste estudo, foram levantadas informações constantes sobre o assunto no meio acadêmico, em legislações nacionais, artigos e indicadores internacionais. Ao todo foram abordados 28 artigos, 9 legislações e 6 indicadores internacionais.
Os principais indicadores internacionais auxiliam e orientam as empresas na geração de relatórios e consequentemente na divulgação de informações relacionadas à gestão de recursos hídricos e sustentabilidade nas organizações, como por exemplo: o CSDB fundado em 2007 desenvolveu uma estrutura de informações sociais e ambientais (framework) para ser utilizada pelas entidades com a finalidade de produzir relatórios consistentes para investidores, de forma que estes possam avaliar a relação entre questões ambientais e sociais específicas e a estratégia, desempenho e perspectivas da organização.
Neste estudo, foram levantadas informações da literatura quanto aos principais aspectos legais em cadeias produtivas de aves, indicadores utilizados globalmente, relacionados à gestão de recursos hídricos. Os autores estudados nesta revisão afirmam que a divulgação de relatórios de sustentabilidade auxilia em uma imagem positiva das empresas frente aos seus clientes e as instituições financeiras. Por fim, se faz de grande valia a realização de estudos nacionais para avaliar como está o cenário de divulgação dos relatórios de gestão de recursos hídricos na cadeia produtiva de aves de corte.
Enquadramento do CDSB. [s.l: s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2022. https://www.globalreporting.org/standards/media/1909/gri-303-water-and-effluents-2018.pdf Associação brasileira de normas técnicas (ABNT). ABNT NBR ISO 14046: 2017. Gestão ambiental - Pegada Hídrica - Princípios, requisitos e diretrizes. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2017 CEO Water Mandate (2008). Retrieved July 18, 2022, from https://ceowatermandate.org/resource-tag/2008/