Resumo

Título do Artigo

Práticas de Gestão da Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior: uma Revisão da Literatura
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rafael Morais Pereira
Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Agda Nunes dos Santos Oliveira
Universidade Ibirapuera - Universidade Ibirapuera
3 - Thais Monteiro Andrade da Silva
Universidade Ibirapuera - Mestrado Profissional em Administração
4 - Flávia Cristina da Silva
- Universidade Ibirapuera

Reumo

O objetivo geral deste artigo foi identificar as práticas de gestão da sustentabilidade realizadas por instituições de ensino superior (IES), por meio de uma revisão de literatura do campo de gestão. Metodologicamente, foi realizada uma revisão da literatura. Por meio de uma busca em bases de dados internacionais (Web of Science e Scopus), a análise dos artigos recuperados revelou diferentes perspectivas para a análise das práticas de sustentabilidade em IES. Nossos achados resultaram em um quadro de referência que permite a evidenciação das práticas de sustentabilidade das IES em diferentes categorias, como estratégia, pessoas e avaliação. De modo específico, evidenciou-se: i) os diferentes modelos que têm sido propostos para realizar o planejamento e a implementação da gestão sustentável; ii) a importância do corpo gestor das IES atuarem como uma liderança sustentável de forma alinhada com outros stakeholders; e iii) as possibilidades existentes de mensurar e de relatar os resultados obtidos pelas ações voltadas para a sustentabilidade nas IES. Do ponto de vista teórico, o nosso estudo está alinhado com os esforços recentes que buscam explicar o fenômeno da sustentabilidade no contexto das IES, para além da inserção da sustentabilidade no currículo de formação, mas também em outras atividades de gestão.
The general aim of this article was to identify the sustainability management practices carried out by higher education institutions, through a literature review of the management field. Methodologically, a literature review was conducted. Through a search in international databases (Web of Science and Scopus), the analysis of the recovered articles revealed different perspectives for the analysis of sustainability practices in HEI. Our findings resulted in a reference framework that allows the evidence of the sustainability practices of THEIs in different categories, such as strategy, people and evaluation. In a specific way, it was evidenced: i) the different models that have been proposed to carry out the planning and implementation of sustainable management; ii) the importance of the management body of the HEI to act as a sustainable leadership in a manner aligned with other stakeholders; and iii) the existing possibilities of measuring and reporting the results obtained by actions focused on sustainability in the HEI. From a theoretical point of view, our study is aligned with recent efforts that seek to explain the phenomenon of sustainability in the context of HEI, in addition to the insertion of sustainability in the training curriculum, but also in other activities of management.