Resumo

Título do Artigo

SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA NOS PROJETOS DE DRENAGEM URBANA EM SÃO PAULO
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Milena de Oliveira
Universidade Nove de Julho - Unidade Vergueiro Responsável pela submissão
2 - Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo
-

Reumo

A urbanização desenfreada nas últimas décadas, associada a uma intensa impermeabilização do solo, culmina o surgimento das enchentes que se tornaram decorrentes no cotidiano dos centros urbanos, concebendo uma sucessão de impactos sentidos pela sociedade. Neste cenário, as Soluções Baseadas na Natureza (SbN), surgem como uma nova abordagem para amparar o escoamento de água da chuva, buscando trabalhar de maneira a complementar os mecanismos tradicionais de drenagem, por meio da inserção de espaços verdes que promovem a circulação da água, beneficiando toda a escala espacial.
Diante do contexto, o artigo busca compreender como as Soluções Baseadas na Natureza (SbN) podem atuar, no enfrentamento de enchentes, aliados aos sistemas de drenagem de águas pluviais, propostos nos projetos da cidade de São Paulo. As discussões em torno desta pesquisa almejam contribuir e promover futuras melhorias no planejamento urbano Paulistano, com vista a práticas sustentáveis (SbN), a partir da análise documental de doze Cadernos de Bacia Hidrográfica elaborados pela Prefeitura Municipal de São Paulo.
O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta que há uma estimativa de aumento das temperaturas até o final do século. Marengo et al. (2020) revela que os eventos de chuva se tornaram mais extremos e os períodos de estiagem mais longos, evidenciando episódios climáticos intensos e nocivos à sociedade. As SbN caminham no sentido de promover a sustentabilidade e restaurar o ecossistema, tendo em vista os desafios ocasionados pelos desastres naturais. Melhorias nas condições climáticas e redução de inundações, são alguns dos benefícios constatados.
A realização deste estudo contou com duas etapas, inicialmente efetuou-se uma pesquisa bibliométrica por meio de artigos científicos na base de dados “Scopus”, decorrente das palavras chaves: “nature based solution*”; “flood”; “climate changes”. A análise dos clusters no software VosViewer estabeleceu o referencial teórico e ressaltou o recorte proposto nesta pesquisa. Na segunda etapa, para abarcar os objetivos determinados, realizou-se o processo de análise documental, a partir da verificação de doze cadernos de bacia hidrográfica elaborados pela prefeitura de São Paulo.
Diante da pesquisa, observou-se que as alternativas propostas pelos cadernos de bacia hidrográficas, apoiam-se em construção de parques lineares e obras cinzas, sendo os métodos não convencionais (SbN) abordados de forma branda. Houve uma redução de 83% para 16,67% na proposição de parques lineares ao longo dos anos, nos documentos analisados. Os arquivos mais recentes propostos a partir de 2019, não apontam o Índice de Qualidade Ambiental. Contudo, afirma-se que o IQA tratava-se de uma análise pertinente, pois salientava a integração da infraestrutura verde e azul com a população.
O presente estudo revela que a ocorrência de alagamentos acarreta danos materiais, bem como, doenças contraídas pela água da chuva, impactos na mobilidade e na economia, sentidos diretamente pela sociedade. Os Cadernos de Bacia Hidrográfica elaborados pela SIURB e pela FCTH/USP revelam a preocupação do poder público em atenuar os impactos sentidos pela sociedade, no entanto, constata-se por meio da análise documental, que as práticas SbN ainda não são prioridades nestes projetos.
Cohen-Shacham, E., Walters, G., Janzen, C., & Maginnis, S. (2016). Nature-based solutions to address global societal challenges. IUCN: Gland, Switzerland, 97, 2016-036. IPCC, Intergovernmental Panel on Climate Change. (2018). Marengo, J. A., Alves, L. M., Ambrizzi, T., Young, A., Barreto, N. J., & Ramos, A. M. (2020). Trends in extreme rainfall and hydrogeometeorological disasters in the Metropolitan Area of São Paulo: a review. Annals of the New York Academy of Sciences, 1472(1), 5-20.