Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL À LUZ DA EPISTEMOLOGIA: Uma análise das discussões na área da Gestão Empresarial
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luciana Priscila Barros Cabral de Almeida
Universidade de São Paulo - USP - FEA Responsável pela submissão
2 - Nágela Bianca do Prado
- FCA
3 - Muriel de Oliveira Gavira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP, Faculdade de Ciências Aplicadas

Reumo

Discussões globais têm evidenciado a crescente preocupação acerca da sustentabilidade para o futuro e o desenvolvimento sustentável tem sido visto como o melhor caminho para se ter equilíbrio entre meio ambiente, economia e sociedade. Atualmente a sustentabilidade tem sido amplamente difundida na vertente corporativa, mas ainda existe um potencial empresarial para a disseminação do desenvolvimento sustentável. A reorientação para uma compreensão da necessidade de um imperativo de transformação dos padrões da sociedade capitalista pode ser discutida à luz da epistemologia (SOUZA; ARMADA, 2017).
A amplitude e complexidade da sustentabilidade fomenta a busca pela compreensão científica consistente deste campo, mais especificamente através dos debates epistemológicos que refletem sobre a formação do conhecimento. Neste ínterim, este estudo teve como objetivo compreender a evolução dos debates epistemológicos acerca da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável existentes na literatura na área da gestão empresarial. Para tanto, utilizou-se do procedimento da revisão sistemática, via meta-análise, através da bibliometria combinada a uma análise exploratória dos principais artigos.
Três principais tópicos foram fundamentados neste estudo. Primeiramente foi elaborado um panorama geral dos conceitos da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, a partir de uma abordagem histórica dos mesmos (BODNAR; FREITAS; SILVA, 2016). Em segundo lugar, a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável foram discutidos à luz da epistemologia, cujas principais correntes ecológicas foram elucidadas (BORLAND; LINDGREEN, 2013). Por fim, preparou-se uma reflexão da congruência da sustentabilidade e da epistemologia na área da gestão empresarial (BORIM-DE-SOUZA et al., 2015).
O estudo possui objetivo exploratório, natureza teórica e abordagem mista, a partir da coleta de dados secundários (GIL, 2010). Como estratégia de pesquisa, adotou-se a revisão sistemática da literatura. Uma vez que essa estratégia possui uma diversidade de métodos, optou-se pela meta-análise. Para tanto, empregou-se a técnica da bibliometria. Quanto à estratégia de coleta dos dados recorreu-se ao procedimento de busca textual nas bases da Web of Science e Scopus. A análise quantitativa foi conduzida com o auxílio do software R 4.0.2, ambientado no RStudio através do pacote Bibliometrix.
Com 47 artigos procedeu-se às análises de evolução, autoria, países, instituições, fontes e palavras-chave. Nos 37 principais estudos, uma análise detalhada foi feita identificando-se uma tendência desses se classificarem em: educação, indivíduo e organização. Universidades são essenciais para conscientização socioambiental do indivíduo, o qual, quando munido de informações e consciente de seu papel frente aos desafios de sustentabilidade, pode influenciar a implementação de práticas sustentáveis no âmbito organizacional, bem como considerar questões socioambientais em sua tomada de decisão.
Os resultados deste estudo apontam que: a) existe uma tendência das publicações a partir de 2010, cujo Brasil se destaca em termos de autoria e instituições; e b) a abordagem curricular foi a mais frequente nos artigos analisados. Mediante os achados, esta pesquisa contribui para a compreensão da tríade da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, epistemologia e gestão empresarial, em termos de evolução das temáticas debatidas, e ao abrir uma reflexão sobre a necessidade de reformulação das grades curriculares em virtude do processo de conscientização e aprendizagem do indivíduo.
BODNAR, Z.; FREITAS, V. P.; SILVA, K. C. A epistemologia interdisciplinar da sustentabilidade. Revista Brasileira de Direito, 2016. BORIM-DE-SOUZA, R. et al. Sustainable development and sustainability as study objects for comparative management theory. Cross Cultural Management, 2015. BORLAND, H.; LINDGREEN, A. Sustainability, epistemology, ecocentric business, and marketing strategy. Journal of Business Ethics, 2013. SOUZA; M. C. S. A.; ARMADA, C. A. S. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Revista de Direito e Sustentabilidade, 2017.