Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE DO SCIELO (2016-2020)
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Siliane Vanessa Sartori
PUC-Campinas - Puc-Campinas Responsável pela submissão
2 - Diego de Melo Conti
- Pontifícia Universidade Católica de Campinas
3 - Zysman Neiman
Universidade Federal de São Paulo-Unifesp - Campus Diadema

Reumo

A constante degradação ao meio ambiente nos faz pensar em formas de contribuir para a preservação ambiental. Neste sentido, o tema sobre Educação Ambiental teve como marco a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental realizada em Tbilisi (EUA), em 1977, onde foram definidos os objetivos, os princípios e quais as estratégias a serem implementadas em nível nacional e internacional, considerando que a Educação Ambiental é um elemento imprescindível na busca pelo desenvolvimento sustentável.
O objetivo do presente estudo foi analisar se a Educação Ambiental é desenvolvida nos diferentes níveis de educação, a partir de artigos científicos coletados na biblioteca eletrônica digital Scientific Electronic Library Online (SCIELO), no período que compreende os anos de 2016 até 2020, uma vez que a base de dados é utilizada por pesquisadores do mundo todo e dispõe de milhares de materiais científicos em português e de alta qualidade.
Diante da exploração insustentável dos recursos naturais crescem as discussões em todo mundo sobre formas de proteger o meio ambiente e de torná-lo sustentável. Dessa forma, o estudo da Educação Ambiental surge como um instrumento interdisciplinar para conscientizar alunos, professores e toda a comunidade escolar sobre a problemática ambiental e qual o papel de cada um na busca pela preservação dos recursos naturais que são finitos, sendo formadora de cidadania (OTERO; NEIMAN, 2015).
Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de análise bibliométrica com abordagem quantitativa e qualitativa. Assim, os dados foram coletados utilizando a biblioteca eletrônica digital Scientific Electronic Library Online (SCIELO), do qual foram selecionados 109 artigos para compreensão do assunto. É um estudo longitudinal, com coleta de dados de um período de 5 (cinco) anos, de 2016 a 2020 e foi utilizado os seguintes filtros: “Educação Ambiental”, ano de publicação (2016, 2017, 2018, 2019 e 2020) e idioma (português).
Os dados obtidos durante a realização da pesquisa revelam que a temática da Educação Ambiental necessita de maiores debates e reflexões sobre a problemática ambiental uma vez que ainda existe bastante negligência frente aos problemas socioambientais, bem como existe desqualificação quanto à formação de pessoas que atuam na busca por justiça e igualdade socioambientais.
Os resultados da pesquisa discutem avanços e a evolução no estudo da Educação Ambiental, sendo que se conclui que é necessário romper as barreiras impostas pelas disciplinas que integram o currículo escolar, a fim de abordar a temática da Educação Ambiental de forma interdisciplinar para que o educador possa aproximar os conceitos de sustentabilidade de seus alunos.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 02 de mai. 2021. BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 31 de mai 2021. BRASIL. Lei nº 6938, de 31 de agosto de 1981. Politica Nacional do Meio Ambiente. Brasilia, DF, 31 ago. 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 05 mai. 2021. BRASIL. Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Polít