Resumo

Título do Artigo

Desempenho Econômico-Financeiro: Efeitos da credibilidade do relato ambiental e social
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Gleice Carvalho de Lima Moreno
Universidade de Blumenau - FURB - Departamento Acadêmico de Administração e Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - NELSON HEIN
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3 - Adriana Kroenke
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4 - Marco Polo Moreno de Souza
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Reumo

A comunicação, em suas diversas áreas, é vista como fator essencial para a interação social. No ambiente corporativo não seria diferente. A linguagem usada nos relatórios de sustentabilidade para descrever o desempenho de uma empresa representa o agir comunicativo. Nessa interação entre emissor e destinatário, Habermas (2012) construiu a credibilidade da comunicação sustentada em quatro reivindicações necessárias para sua completude. Dada a importância da Teoria do Agir Comunicativo, mediram-se os efeitos causados pela credibilidade das informações socioambientais no desempenho das empresas.
Diante disso, a intenção do estudo foi a de avaliar qual a influência da credibilidade dos relatórios de evidenciação ambiental e social nas relações entre os desempenhos ambiental e social com o desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras de setores críticos em curto prazo.
A Teoria do Agir Comunicativo de Habermas, criada em 1981, é uma teoria que centraliza a atenção na interação social. É por meio dessa interação que se estabelece a sobrevivência das empresas, a partir da linguagem e, por conseguinte da comunicação. Essa Teoria trouxe à tona uma forma multidisciplinar de analisar uma comunicação previamente construída, que só é aceita se houver o entendimento no que é publicamente informado. Desvendar os interesses e buscar o consenso é o fundamental. Nesse contexto, a racionalidade comunicativa é usada na relação entre o sistema e o mundo da vida.
A pesquisa é de natureza quantitativa, com o uso de dados secundários publicados online, para medir se o nível de credibilidade da evidenciação ambiental e social influencia o desempenho econômico-financeiro das empresas. A amostra foi formada por 34 empresas do setor crítico. Utilizaram-se os relatórios de sustentabilidade considerando as diretrizes G.R.I., o software ALT para tornar quantitativa a análise de conteúdo, o método multicritério ADRIANA para a sintetização dos dados e, para análise estatística, usou-se o Método Linear Hierárquico pelo fato dos dados estarem dispostos em níveis.
Constatou-se que quanto maior for o nível de credibilidade da evidenciação ambiental, maior é o efeito gerado no desempenho econômico-financeiro. Esse resultado também se confirma para a evidenciação social, mostrando que o nível de credibilidade do relato ambiental ou social afeta o desempenho das empresas em curto prazo. Entretanto, para o caso social foi visto que a fase de análise dos dados interferiu nos resultados obtidos, devido a crise econômica de 2014 que influenciou o período de análise.
Os resultados encontrados ressaltam a ideia de que o nível de credibilidade dos relatórios de evidenciação ambiental e social reforça as relações entre os desempenhos ambiental e social com o desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras mesmo em curto prazo. Contudo, a pesquisa destacou que as crises em suas mais diversas formas podem influenciar esse processo de comunicação gerando em alguns casos situação desfavorável para o desempenho das empresas.
Habermas, J. (2012). Teoria do Agir Comunicativo: Racionalidade da ação e racionalização social 1.