Resumo

Título do Artigo

LÓGICA INSTITUCIONAL: UM ESTUDO COMPARATIVO DA GOVERNANÇA DA SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) BRASILEIRAS
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Marcus Hyonai Nakagawa
- Sustentabilidade Responsável pela submissão
2 - LETÍCIA JAHN SOUZA
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - ESPM São Paulo
3 - Matheus Eurico Soares de Noronha
- ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
4 - Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias
-

Reumo

As transformações socioambientais estão sendo debatidas em todos os âmbitos organizacionais - empresas, governos, países, universidades e organismos internacionais. Moran (2011) ressalta que é um grande desafio compreender as dimensões humanas num contexto ambiental em transformação nestas primeiras décadas do século XXI. Faz quase quarenta anos que se busca acordos e compromissos efetivos das Instituições do Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento sustentável (ONU, 1977; TALLOIRES DECLARATION, 1990).
Esse artigo buscou realizar uma análise e comparação, sob a ótica da Teoria das Lógicas Institucionais, da governança da sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil com curso de administração sendo signatárias ou não signatárias do PRME da ONU. Para isso, foi desenvolvido um framework conceitual com base no estudo de outros papers e frameworks, servindo de base para a análise e comparação, bem como a análise da lógica institucional.
Glynn e Lounsbury (2005) reforçam que as lógicas institucionais também possuem o caráter simbólico, o que permite aos indivíduos e às organizações interpretarem e ordenarem a realidade, dando significado ao tempo e espaço - os aspectos das instituições que denotam significado são simbólicos. As lógicas institucionais são vistas como fornecedoras dos princípios organizadores de um campo, uma vez que orientam o comportamento dos atores por meio de sistemas de crenças e práticas adotadas.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa conforme orientações de Leavy (2014) por meio de estudos de casos múltiplos para analisar a governança da sustentabilidade nas IES por meio do modelo conceitual desenvolvido pelo autor, bem como a verificação das lógicas institucionais mais aderentes. Foram utilizados cinco casos de IES participantes do PRME e não PRME no Brasil. A análise temática indutiva foi utilizada a partir dos conceitos chaves das lógicas institucionais, apoiando-se nos procedimentos de Brown e Clarke (2006).
A Governança da Sustentabilidade das IES foram elucidadas de forma contraditórias nas falas de alguns entrevistados, pois em certos momentos os temas da governança apareciam como afirmação positiva e outras vezes como negação. A caracterização desses discursos foi importante para verificar quais entrevistados das IES tinham mais ou menos contradições. Conforme a análise realizada no Atlas.TI, foram 478 citações que remetiam às LIs ao longo das respostas dos entrevistados. A maior parte delas foi a LI das Corporações com cerca de 36% das citações.
Como resultados deste trabalho, além da definição das Lógicas Institucionais das IES pesquisadas dentro da governança da sustentabilidade, foi fundamental o desenvolvimento do framework da governança da sustentabilidade nas IES, que inclusive foi validado por todos os entrevistados. Outro ponto importante como resultado foi o entendimento de que todas as IES possuem no seu cerne institucionalizadas (missão, visão e valores) as temáticas da sustentabilidade, bem como as políticas, padrões e regras para a sustentabilidade.
BAUER, Mara; BORMANN, Inka; KUMMER, Benjamin; NIEDLICH, Sebastian; RIECKMANN, Marco. Sustainability Governance at Universities: Using a Governance Equalizer as a Research Heuristic. Higher Education Policy, [S. l.], n. November, 2018. CAI, Yuzhuo; MOUNTFORD Nicola. Institutional logics analysis in higher education research. Studies in Higher Education, 2021. HALLINGER, Philip; CHATPINYAKOOP, Chatchai. A bibliometric review of research on Higher Education for Sustainable Development, 1998-2018. Journal Sustainability, [S. l.], v. 11, n. 2401, 2019.