Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA FEMININA E SUAS HABILIDADES NA GESTÃO EMPRESARIAL: o caso de uma instituição de ensino superior cearense
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Daiane Lima da Silva
-
2 - Lucas de Souza
Centro Universitário Fametro - Unifametro - Carneiro da Cunha Responsável pela submissão

Reumo

A liderança feminina vem ganhando lugar nas organizações, as mulheres a cada dia mostram ser capazes e terem habilidades necessárias para a gestão empresarial. Nesse sentido, o presente trabalho buscou compreender as habilidades mais frequentemente utilizadas pelas lideranças femininas na gestão empresarial, a partir da experiência de uma Instituição de Ensino Superior cearense.
Nesse sentido, chegou-se à seguinte questão de pesquisa: Quais as habilidades da liderança feminina mais utilizadas na gestão das empresas na atualidade? Para responder essa indagação, a presente pesquisa objetiva, de forma geral, compreender as habilidades mais frequentemente utilizadas pelas lideranças femininas na gestão empresarial, a partir da experiência de uma Instituição de Ensino Superior cearense.
A apetência pelo networking, negociação, sensibilidade emocional, empatia, capacidade de conciliar diversas tarefas e facilidade de comunicação verbal são adequadas para a sociedade global de hoje são características que formam o estereótipo da liderança feminina (SANTOS; DIÓGENES, 2019). De acordo com Versiani, Neto e Carvalho (2014), sabe-se que muitas das barreiras invisíveis que as mulheres encontram para chegarem a um cargo de liderança remetem aos estereótipos construídos capazes de determinar o comportamento de uma mulher e um homem na liderança.
Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e do tipo descritiva e bibliográfica. Para a coleta dos dados, foi utilizada a técnica do questionário formado por 10 (dez) perguntas, o qual foi aplicado com líderes mulheres da instituição estudada.
Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, por meio da elaboração de gráficos que evidenciaram os principais resultados encontrados após a aplicação do questionário.
Conclui-se que, as habilidades da liderança feminina estão bem presentes na instituição estudada, tendo como a habilidade mais utilizada a multifuncionalidade, e logo em seguida temos as habilidades de compaixão e relacionamento interpessoal.
ABRAM, Laís. Desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro. Ciência e cultura, v. 58, n. 4, p. 40-41, 2006. ALEXANDRE, Claudinei Ramos; VIEIRA, Jorge. LIDERANÇA E GESTÃO EMPRESARIAL. Ailena Júlie Silva Conceição, Elza Silva Baracho Gois, Rozilton Sales Ribeiro, Solange R. Santos Corrêa y Katianny Gomes Santana Estival (2021). "OS DESAFIOS DA MULHER BRASILEIRA NO MERCADO DE TRABALHO: EM BUSCA DO PAPEL DA LIDERANÇA NO EMPREENDORISMO”. Revista Caribeña de Ciências Sociales. ISSN: 2254-7630 (Vol 10, Nº 7 julio-septiembre 2021).