Resumo

Título do Artigo

CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS NO CONTEXTO DA COVID-19: uma análise das pesquisas publicadas em periódicos internacionais
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - JOSÉ WELLITON SILVA DO NASCIMENTO
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC Responsável pela submissão

Reumo

O relatório Nosso Futuro Comum, Brundtland, em 1987, estabeleceu a visão em responder às necessidades presentes sem prejudicar a capacidade das novas gerações. Neste sentido, a atual crise do Covid-19 está ameaçando décadas de ganhos de desenvolvimento (VELA-JIMÉNEZ et. al., 2022). Refletindo isso, diversos rótulos de cidade, como "cidade sustentável" e "cidade inteligente", foram mobilizados por atores urbanos e acadêmicos para considerar as respostas das cidades aos vários desafios da transformação urbana (SCHRAVEN; JOSS; JONG, 2021).
Ao buscar na literatura sobre os temas Cidades Inteligentes e Sustentáveis observou-se poucos resultados, no context da Covid-19. Partiu-se do pressuposto de investigar as publicações internacionais para responder a seguinte pergunta: como estão sendo desenvolvidas as produções científicas relacionadas a cidades inteligentes e sustentáveis no contexto da pandemia de Covid-19 em revistas internacionais? Neste sentido, a presente pesquisa objetiva analisar as produções científicas relacionadas a cidades inteligentes e sustentáveis no contexto da pandemia de Covid-19 em periódicos internacionais.
O termo Cidade Inteligente foi utilizado pela primeira vez no início da década de 90, em junção com as tecnologias da informação e comunicação e com a necessidade em modernizar as infraestruturas urbanas. A Cidade Sustentável surge na década de 90. A definição para Cidade Inteligente e Sustentável (CIS), doravante, evoluiu no sentido de engajar as pessoas (FU; ZHANG, 2017). Portanto para construir iniciativas de CIS ??requer capacidade de governança (PEREIRA et al., 2022), que para os autores é constantemente desafiada por uma diversidade de atores e a transformação para uma sociedade digital.
O presente estudo é classificado como quantitativo e descritivo, no qual foi realizado uma análise bibliométrica. É descritivo porque avalia e descreve as características do fenômeno. É bibliométrico, pois buscou mensurar e evidenciar as informações acerca das publicações científicas em periódicos internacionais. Quanto à abordagem quantitativa, parte da premissa que tudo pode ser quantificado, desde quantificar as modalidades de coleta de informações, até os tratamentos desses dados por meio de técnicas estatísticas desde as mais simples até as mais complexas (MARCONI; LAKATOS, 2017).
A análise das publicações evidenciaram o total de 301artigos: a) Sustainability (45); b) Sustainable Cities and Society (16); c) IEEE Acess (14); d) Energies (9); e) Journal of Cleaner Production (8); f) Outros (144). Dos autores, 173 tiveram coautoria. A rede de co-ocorrências de palavras-chave mostrou três principais linhas de pesquisa sendo conduzidas: este conjunto sugere pesquisas que abordam as relações entre desenvolvimento sustentável, cidades inteligentes e sustentáveis, desafios e governança, à luz dos processos de mudanças climáticas e crises sanitárias como a da Covid-19.
As CIS´s representam uma manifestação do desenvolvimento sustentável como um processo de mudança e uma abordagem estratégica para atingir as metas de sustentabilidade de longo prazo.Assim, a mudança da mentalidade, aliada ao replanejamento das cidades, a digitalização dos serviços, o trabalho remoto, big data, a valorização dos comércios locais e mesmo o interesse crescente dos cidadãos nos assuntos públicos, preocupados com questões de saúde pública, levarão as cidades inteligentes e sustentáveis a gerir melhor as crises sanitárias (ASSAKAWA; CONTI; QUARESMA, 2022).
ASSAKAWA, B.; CONTI, D. de M.; QUARESMA, C. C. Impactos da Covid-19 no Cenário da Mobilidade Urbana Sustentável Brasileira. Gest. Anál., Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 98-108, 2022 SCHRAVEN, D.; JOSS, S.; JONG, M. de. Past, present, future: Engagement with sustainable urban development through 35 city labels in the scientific literature 1990 – 2019. Journal of Cleaner Production, 2021. VELA-JIMÉNEZ, R.; SIANES, A.; LÓPEZ-MONTERO, R.; DELGADO-BAENA, A. The Incorporation of the 2030 Agenda in the Design of Local Policies for Social Transformation in Disadvantaged Urban Areas. Land, 11, 197, 2022.