Resumo

Título do Artigo

SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE O TRABALHO HOME OFFICE: estudo de caso de uma distribuidora de energia elétrica de Fortaleza-Ce
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Adahil José Sales dos Santos
-
2 - Maynara Gomes dos Santos Assunção
-
3 - Lucas de Souza
Centro Universitário Fametro - Unifametro - Carneiro da Cunha Responsável pela submissão

Reumo

A pandemia do coronavírus iniciou-se em 31 de dezembro de 2019 (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, [202-]). Com a impossibilidade de manter todos os funcionários realizando suas atividades presencialmente na empresa, as organizações tiveram que se reinventarem, levando as atividades dos funcionários para dentro de suas casas de forma remota (BRIDI et al., 2020).
Com base nas informações supracitadas, elaborou-se o seguinte questionamento: Como o trabalho home office impacta na satisfação dos colaboradores nas empresas contemporâneas? Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender os principais elementos do trabalho home office que mais impactam a satisfação dos funcionários nas empresas atuais, a partir da experiência de uma distribuidora de energia elétrica.
De acordo com Shall (2019), os colaboradores que trabalham de forma remota reportam um maior nível de satisfação no trabalho e à medida que a intensidade do trabalho remoto aumenta, a satisfação no trabalho é incrementada. O autor ainda aponta a autonomia percebida, conflito trabalho-família e a intensidade do teletrabalho como mediadores potenciais e evidencia que os trabalhadores remotos possuem uma maior ideia de autonomia resultando em experiência na mesma.
Foi realizada uma pesquisa com uma abordagem quantitativa do tipo descritiva e bibliográfica. A coleta de dados foi realizada através da técnica do questionário elaborado com 10 (dez) perguntas com uma escala de 5 (cinco) tópicos, onde foi aplicado no setor B2G (setor de relacionamento com o Governo), com 26 colaboradores.
Para a análise dos dados, foi utilizado a análise estatística descritiva, através de gráficos elaborados e tabelas que evidenciaram os principais resultados encontrados com a aplicação do questionário. Os resultados foram analisados observando as principais compreensões evidenciadas no Referencial Teórico.
Como conclusão, foi possível compreender que os principais elementos que mais impactam positivamente, resultando na satisfação dos colaboradores no trabalho home office são: a conciliação das atividades profissionais e pessoais, o tempo de permanência fora das dependências da empresa e a carga horária de trabalho nesse modelo. Por outro lado, os que mais impactam negativamente, ocasionando insatisfação nos colaboradores são: a política de reembolso adotada pela organização e o fornecimento de móveis e equipamentos pela empresa aos colaboradores para execução desse trabalho.
Barreto Junior, Irineu Francisco, and Luciana Guerra Fogarolli. "AMPLIAÇÃO DO HOME OFFICE NA PANDEMIA DA COVID-19: TECNOLOGIA, MANUTENÇÃO DE ATIVIDADES EMPRESARIAIS E RESPEITO AO CONTRATO DE TRABALHO." Revista Direito Mackenzie 15.1 (2022): Revista Direito Mackenzie, 2022, Vol.15 (1). Web. BRIDI, Maria Aparecida et al. O trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia COVID-19. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade, 2020.